sábado, 11 de agosto de 2012

ÁGATA 5 – FAB e ANAC realizam inspeções em aeródromos do Paraná

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                                 Foto: Agencia Força Aérea 

Inspetores de aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) embarcaram nesta segunda-feira (06/08) em um C-95 Bandeirante, do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo. O grupo realizou fiscalização em aeronaves e infra-estrutura de aeródromos nas cidades de Marechal Cândido Rondon e Cianorte, ambas no Paraná. Na ação também foi checada a documentação de pilotos.
A inspetora de aviação civil da ANAC, Juliana Durgante Tolfo, é responsável pela fiscalização da infra-estrutura dos aeródromos. Primeira mulher a participar de ações como essa durante as operações Ágata, ela explica que o trabalho conjunto com a Força Aérea contribui de forma decisiva para a realização das missões. “Com o apoio das aeronaves, conseguimos nos deslocar mais rápido, temos mais mobilidade e podemos fiscalizar um número maior de lugares no mesmo dia”.
Conforme afirma a inspetora, os deslocamentos para Marechal Cândido Rondon e Cianorte que foram realizados em um dia, demorariam pelo menos três se não houvesse o apoio do Bandeirante.
Segundo o coordenador da missão, Tenente-Coronel-Aviador Marcos Lima Bastos, a organização das áreas visitadas surpreendeu positivamente. “Encontramos locais limpos, com a cerca nos lugares previstos e a grama aparada”, destacada ele. O militar lembra que nas duas cidades o fluxo de aeronaves encontrado foi pequeno e que apenas uma irregularidade foi constatada, um avião de pequeno porte que estava com o extintor de incêndio fora do prazo de validade.


Fonte: Agência Força Aérea