quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Esquadrilha da Fumaça na Argentina - 7 a 15 de agosto

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fotos: Agencia Força Aérea 

A Esquadrilha da Fumaça estará em Córdoba, na Argentina, nas comemorações do Centenário da Aviação Militar Argentina. Os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) vão participar da Jornada de Portas Abertas da Escola de Aviação Militar, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto, das 10h às 17h30. A cidade de Córdoba é considerada o berço da Aviação Militar da Argentina – por ser a sede da escola que forma os pilotos militares do país - e um importante pólo industrial e aeronáutico.
Na segunda visita a Córdoba deste ano, os pilotos dos coloridos T-27 Tucano realizarão um conjunto de manobras com 22 sequências diferentes, entre elas o dorsão, manobra onde seis aeronaves passam pelo público de cabeça para baixo. Somente a esquadrilha realiza esta manobra no mundo.
“É uma alegria muito grande para a Esquadrilha da Fumaça poder compartilhar com a Força Aérea Argentina as comemorações do seu centenário. Na primeira passagem em Córdoba deste ano, apresentamos o display “feira internacional”, em que a Esquadrilha ficou impedida de passar por trás do público por questões técnicas e de tráfego internacional. Agora, vamos apresentar o display completo, com as mesmas manobras apresentadas no Brasil”, explica o oficial de operações da Esquadrilha da Fumaça, Major Aviador Alexandre Ribeiro.
De acordo com o Chefe do Departamento de Comunicação Institucional da Força Aérea Argentina, Comodoro Alfredo Gómez Olivera, o convite para a participação da Esquadrilha da Fumaça reforça os laços de amizade entre os militares argentinos e os brasileiros. “Considero que é muito importante a relação entre a Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Argentina, já que somos países unidos por um laço forte de amizade, que também aparece por meio do Mercosul e da Unasul. Estamos muito felizes que o Brasil, representado pela Esquadrilha da Fumaça, esteja presente em uma data tão importante para toda a Aviação e a Força Aérea Argentina em particular”, enfatiza o Comodoro Alfredo Gómez Olivera.
A Força Aérea Argentina espera que o público compareça para ver as manobras da Esquadrilha da Fumaça.
Centenário da Força Aérea Argentina
A Força Aérea Argentina foi criada por decreto do presidente Roque Sáenz Peña, em 10 de agosto de 1912, na província de El Palomar, em Buenos Aires. Com a construção da Escola de Aviação Militar, a Força Aérea Argentina se estabeleceu definitivamente em Córdoba.
A cerimônia do Centenário está marcada para o dia 10 de agosto. O público poderá visitar a Escola de Aviação Militar no dia seguinte. Além da Esquadrilha da Fumaça, vão participar do evento a Esquadrilha “Halcón”, do Chile, e os aviões “Pucará”, da Força Aérea Uruguaia.
Durante o evento serão realizadas demonstrações em voo dos vários sistemas de armas da Força Aérea Argentina, com o sobrevoo das aeronaves C-130 Hércules, IA63 “Pampa”, Douglas A4AR, IA58 “Pucará”, Mirage, Embraer EMB-312 Tucano e helicópteros de busca e resgate, entre outras, assim como uma exposição estática dos meios que a compõem. Haverá, ainda, estandes com maquetes e desenhos aeronáuticos.
A viagem da Esquadrilha da Fumaça pode ser acompanhada no site com notícias diárias da missão,www.esquadrilhadafumaca.com.br. Mais informações sobre a programação da Jornada de Portas Abertas estão no site www.eam.iua.edu.ar
Fonte: Agência Força Aérea.
Demonstração em Córdoba