quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Missão Argentina da Esquadrilha da Fumaça - Anjos da Guarda preparam as aeronaves

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fotos: 3S Danielle

Os mecânicos da Esquadrilha da Fumaça, apelidados pelos pilotos de "Anjos da Guarda", são os responsáveis pelas atividades de manutenção, inspeções periódicas, logística do material aeronáutico, suprimento, abastecimento de aviões e apoio técnico especializado nos deslocamentos nacionais e internacionais.
Quando a missão é internacional, os preparativos começam bem antes da decolagem com a arrumação do material de manutenção. No dia anterior à decolagem, tudo foi distribuído na aeronave de apoio, o C-105 Amazonas, e as aeronaves T-27 Tucano passaram por mais um check (inspeção) antes do voo, nos hangares da Academia da Força Aérea (AFA).
“No caso do T-27 Tucano, que é extremamente exigido por causa das acrobacias, a manutenção requer a atenção a mais um dispositivo, o sistema de geração de fumaça. Os Tucanos passam por manutenções periódicas e por inspeções de pré-voo, intervoo e pós-voo, para que tudo saia perfeito na hora das apresentações. Se forem duas apresentações por dia, nós repetimos os procedimentos”, explica o Suboficial J. Loureiro, Encarregado da Manutenção.
Para a Missão Argentina, a equipe de Anjos da Guarda está composta por 18 Suboficiais e Sargentos, especializados em cada sistema da aeronave e que garantirão a segurança dos equipamentos.
Sgt Valdir na inspeção do T-27
SO J.Loureiro fala sobre manutenção à Ten Carla, 
jornalista que nos acompamha na missão
Fonte: Esquadrilha da Fumaça