sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SAMU de Tanabi participa de Simulação de Acidente Aeronáutico no aeroporto de São Jose do Rio Preto.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                                     Fotos: Renan Contrera
Quem via a situação pensava que era de verdade
Na manha da ultima quarta-feira 20 de novembro foi realizado no Aeroporto de São Jose do Rio Preto um Simulado de Acidente Aeronáutico para treinamento tanto para a Seção Contra Incêndio do Aeroporto, para o Corpo de Bombeiros de Rio Preto, Defesa Civil, Policia Militar, Guarda Civil, Grupamento de Radiopatrulha Aereo da Policia Militar o Grupamento Águia, SAMU que contaram com o apoio das ambulâncias de  clinicas privadas de saúde. Integrantes do SAMU de Tanabi participaram com os socorristas. Este tipo de evento é realizado para quem estará envolvido diretamente e indiretamente, que para quando uma ocorrência deste porte venha ocorrer na região todos estavam preparados.

Foi usado duas aeronaves de pequeno porte, simularam que se choram e assim incendiaram,  a Seção Contra Incêndio é acionada, chega rápido ao local e começa a combater as chamas, viaturas do Corpo de Bombeiros e Ambulâncias do SAMU e Privadas chegam para o atendimento e transporte de vitimas. As vitimas receberam o atendimento na beira da pista mesmo antes de serem levados para os hospitais.
 
As vitimas receberam as primeiros atendimentos no local. 
Neste tipo de ocorrência com inúmeras vitimas é usado métodos internacionais como o sistema SICOE (Sistema Integrado de Comando e Operações Especiais) e Start (Simples Triagem e Rápido Tratamento) este método é usado para diferenciar as vitimas nos seus estados de ferimentos e tipos de atendimento em cores. São usados 4 cores para separar as vitimas, as cores são vermelha, amarela, verde e preta. Na vermelha são vitimas com prioridade, que estão muito graves e precisa de atendimento e transporte para o hospital mais rápido possível. Amarela quem esta grave, mas podem aguarda o transporte. Verde quem esta com ferimentos leves. Na preta quem esta já sem vida.
Integrantes do SAMU TANABI atendendo vitima

As vitimas eram integrantes do SAMU de varias cidades da região, estudantes de medicina de faculdades de São José do Rio Preto, que interpretaram como se fosse de verdade o acidente e assim o tornando real. Pois no momento do acidente na vida real as vitimas estarão em desespero, aflitas, trauma e quem ser atendidas rápidas.

Tanabi teve quatros integrantes participando sendo eles os socorristas Mauro Parra, Cláudio Roberto Alves, a Técnica Enfermagem Alessandra Stringari  e a  Deisi Cristina Figueiredo Auxiliar de Enfermagem. Que nos últimos dias participaram de instruções para atendimento de diversos tipos de ocorrências.

Para alguns que estavam no simulado era a primeira participação. “ É a primeira vez que participo de uma simulação de desastre aéreo, pra mim foi muito satisfatório.” Diz Claudio Roberto Alves socorrista do SAMU TANABI.  “ O simulado é uma forma de aprimorar nossos conhecimentos e ao mesmo tempo corrigir algumas situações que podemos melhorar. O objetivo é treinar para se capacitar, se acontecer algum acidente nesta proporção estamos preparados”. Completa Claudio em seu comentário sobre o simulado realizado na manha da quarta-feira 20 de novembro.

Maquiagem e outros efeitos deram impressão que os ferimentos eram reais.
O simulado também é um evento de grande importância para profissionais desta área. “Achei que foi um evento de grande importância para nos profissionais APH  (Atendimento Pré-Hospitalar), em questão de aprendizagem, trabalho em equipe e melhoria nos atendimentos, mais importante que é salvar vidas, então tenho que estar sempre preparada para todos os tipos de situações. E toda equipe esta de parabéns” Alessandra Stringari  Tec. Enfermagem do SAMU TANABI.

O Capitão do Corpo de Bombeiros Ivair da Silva coordenador do evento agradeceu a participação de todos desde das vitimas, socorristas, médicos, imprensa e demais. “E que ocorrência deste gênero não venha acontecer na região” Capitão Ivair ao finalizar a sua fala de agradecimento.

Após o simulado foi realizada uma oração que ao término de ocorrência o Bombeiro ora e agradece a Deus pelo trabalho realizado. Os representantes dos órgãos participantes se dirigiram para o Aeroclube Rio Preto para uma reunião de avaliação.

NOTA DA REDAÇÃO; O Diretor do Blog Renan Contrera agradece ao SAMU TANABI pelo convite em especial aos que participaram da simulação, ao Corpo de Bombeiros de Rio Preto, Defesa Civil, Grupamento Aéreo. Pela confiança e toda atenção que nos foi dado.