quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Jovens nascidos em 1996 devem se alistar em 2014

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Incorporação de novos soldados em Curitiba (PR)  CINDACTA IIComeçou neste mês o período de alistamento para o Serviço Militar. Os jovens nascidos em 1996 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3x4. O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 de junho de 2014.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos precisam ser apresentados em suas versões originais.

No ano passado, mais de 2 milhões de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 92 mil foram incorporados pelas Forças Armadas.

Dever

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Clique aqui para saber onde fica a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

Clique aqui e tire dúvidas sobre o alistamento militar.

Assista ao vídeo sobre o alistamento militar: