quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Helicóptero da Marinha realiza procedimento inédito de reabastecimento em pleno voo

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                             Fotos: Divulgação/ 2ª Esquadrão de Helicopteros
Pela primeira vez, o helicóptero UH-15 Super Cougar, da Marinha do Brasil, realizou reabastecimento em pleno voo (Helicopter In-Flight Refueling - HIFR). A operação ocorreu em conjunto com a Fragata Constituição (F-42) no início do mês nas proximidades da Ilha Rasa, no litoral fluminense. O objetivo do procedimento é aumentar a autonomia de voo da aeronave, já que poderá ser reabastecida mesmo quando não houver disponibilidade de pista (convoo) para pouso.
O UH-15 Super Cougar pertence ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Para o reabastecimento em voo, o helicóptero teve, antes, de realizar manobras em volta da Fragata para fazer testes com a mangueira vazia e, assim, atestar a segurança do procedimento. Logo depois, o tanque da aeronave foi preenchido.

O exercício de reabastecimento eleva o nível de preparo das unidades da Força Naval e contribui para a interação navio-helicóptero. Com isso, a Esquadra demonstra plena capacidade para operações de esclarecimento e também de ataque.
Quatro pilotos e cinco operadores foram qualificados durante o treinamento. Também foram adestrados no procedimento as equipes de convoo, do passadiço do navio e do Centro Operações de Combate (COC).

Fonte: Ministerio da Defesa