quarta-feira, 16 de abril de 2014

DTCEA-TNB comemora 26 anos de criação e esta processo de modernização.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                                      Fotos: Renan Contrera
Autoridades civis e militares de Tanabi e região 
estiveram presentes na solenidade militar.
Foi realizado no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB) ou “Base Aérea” como é conhecida carinhosamente pelos moradores de Tanabi, no dia 11 de Abril a solenidade militar alusiva, aos 26 anos de criação do Destacamento. Esteve presente autoridades civis e militares de Tanabi e região. Solenidade militar presidida pelo Coronel Aviador Fábio Almeida Esteves, subcomandante do CINDACTA 1 (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), contando com a presença do Tenente Coronel Aviador Selmo Maciel Tupinambá, chefe da coordenação de destacamentos do CINDACTA1, Major Silas Martins da Costa, comandante do Destacamento de Tanabi. A tropa composta pelos militares do DTCEA-TNB ficou sub o comando do Suboficial Sotero. Também esteve presente o Vice Prefeito Municipal, Devair Zanetoni, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fabricio Donizeti Geraldo.

        
 Na solenidade militares, civis e ex-militar foram homenageados pela sua contribuição em ajudar a realizar a missão do Destacamento. Os militares homenageados foram o Sargento Hudson Machado e o Soldado Leandro Caldeira, receberam premio destaque DTCEA-TNB. O ex-militar foi o ex-cabo Jose Savatim pelos 8 anos de bons serviços prestados. Os civis Ademir Pereira Martins Junior, Paulo Fernando Lissoni Leonardo e Nelson Garcia Martins receberam o diploma de amigos do DTCEA-TNB, por certa forma terem  ajudado o Destacamento no cumprimento da missão desta organização militar.

O Sr. Paulo Fernando Lissoni Leonardo recebendo do
Major Silas homenagem como Amigo do DTCEA-TNB. 

Criado pela portaria nº R100/GM3 de 03 de março de 1988 e foi construído no período de maio de 1986 a outubro de 1989. O inicio das atividades começou em maio de 1989, quando era denominado Destacamento de Proteção de Voo (DPV DT-43). A denominação para Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi só foi modificada através da Portaria nº183/GC3, de 27 de fevereiro de 2003. A organização militar conta com radiodeterminação radar primário tridimensional de longo alcance TRS2230, que esta sendo modernizado e passando para o modelo LP23SST, é um radar adequado para aplicações de controle de tráfego aéreo civil e militar. Radar secundário longo alcance RSM 970S, sistema de telecomunicações (HF, VHF  PARK AIR, UHF), dados do radar de Tanabi são enviados para o CINDACTA 1 e DTCEA Pirassununga. Sistema de energia (GRUGERS, UCCA, USCA e UPS). Dispõe de acesso a Intranet e Internet e sistema de segurança.

O Sargento Hudson Machado e o Soldado Leandro
Caldeira receberam o premio de destaque do DTCEA-TNB.
 A unidade militar conta com uma vila habitacional e alojamento de trânsito, a vila habitacional conta com apartamentos e casas. Os apartamentos são destinados aos sargentos, suboficiais e cabos, contem três quartos, sendo uma suíte, um banheiro social, cozinha, lavanderia e um quarto com banheiro para empregado. São dois blocos com 12 apartamentos. As casas são para os oficiais e contém a mesma estrutura dos apartamentos. Tem uma área coletiva para que os militares e familiares tenha um momento de lazer com a disposição de quiosque, campo de futebol, quadra de futebol, salão de festa, salão anexo com churrasqueira, quadra poliesportiva, duas piscinas (para adulto e criança) e uma sauna. O alojamento de trânsito ocupa seis apartamentos com os mesmos detalhes dos apartamentos.


O DTCEA-TNB possui uma comissão de seleção para incorporação de soldados. Os jovens voluntários da comarca de Tanabi realizam o curso de formação em Pirassununga na AFA (Academia da Força Aérea) e, após a conclusão, iniciam sua jornada neste Destacamento. Outra peculiaridade é que o CINDACTA I utiliza, desde 2004, as instalações do DTCEA-TNB para ministrar cursos militares. Assim, o Destacamento contribui com a capacitação profissional de aproximadamente 80 militares de outras Organizações da Aeronáutica por ano.

 A tropa do DTCEA-TNB em formar.
O efetivo tem um bom relacionamento com a comunidade participando de vários eventos como Senso, campanhas de arrecadação de alimentos, torneios esportivos envolvendo o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar, solenidade de comemoração de aniversario de criação da unidade. As famílias dos militares participam com frequência dos eventos sociais organizados no salão de festas da vila militar, em especial em datas comemorativas ao dia das mães, dos pais, das crianças e nas confraternizações de final de ano, além de churrascos de finais de semana, após o tradicional futebol.