quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade é lançada oficialmente em Tanabi

Renan Contrera                                                                 Fotos: Renan Contrera

Com a presença dos Vereadores, Padres, Pastor
e religiosos 
A Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançada oficialmente em Tanabi na última segunda-feira, 15. Antes da sessão ordinária da Câmara Municipal, com a presença dos Vereadores, Padres, Pastor e religiosos foi comentado e explicado sobre o tema da campanha.

Antes no inicio da 03ª Sessão Ordinária de 15 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade foi lançada oficialmente em Tanabi, com a presença dos 11 vereadores de Tanabi. 

Também estiveram presentes no lançamento os Padres Luiz Antônio Gouvêa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Jamil Serafim de Paula, pároco da Paróquia São João Batista e São Cristóvão, o Pastor Kelner Behar, da Comunidade Evangélica Moriah.

A campanha deste ano esta sendo Ecumênica, com participação das Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que assumiram com a missão de expressar em gestos e ações o mandato evangélico. Com o tema “Casa Comum: Nossa Responsabilidade”, lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24).

O Padre Jamil Serafim deu início às falas dos religiosos falando sobre a campanha e objetivo que é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa “Casa Comum”.

Pe Jamil falou sobre o objetivo da campanha
Já o Pastor Kelner Behar, falou sobre a mobilização realizada pela sua comunidade no mês de setembro do ano passado, que resultou na limpeza do Parque Ecoturistico, na qual fizeram a limpeza do parque, pintura das guias internas e externas, limpeza do lago e outras ações para o melhoramento do visual do parque e além eliminar criadores da Dengue.

Pastor Kelner falou do mutirão realizado
pela sua comunidade 
E o Padre Gouvêa falou sobre obras sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, tais como Pastoral Social que ajuda pessoas carentes a construir e reformar casas, a Casa do Acolhimento que acolhe, oferece banho, pouso e alimentação há pessoas que estão de passagem em nossa cidade. Falou da cidade de Franca-SP que quando esteve por esta cidade presenciou o belo trabalho realizado pelo governo daquela cidade em relação ao saneamento básico.

Pe Gouvêa falou das obras sociais da Paróquia fruto
de Campanhas da Fraternidade anteriores 

Após as falas dos religiosos a Câmara iniciou a sua sessão ordinária.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade nasceu pela iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, como expressão de caridade e da solidariedade em favor de dignidade da pessoa humana.


Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Com objetivo de despertar o espírito comunitário e cristão; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação de Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

E a Campanha da Fraternidade Ecumênica esta na sua quarta edição, realizada pelo CONIC, com a motivação para estas campanhas fundamentou-se na compreensão da vivência ecumênica. Foi realizada em 2000, 2005 e 2010.


Fonte.: CNBB