quinta-feira, 10 de março de 2016

DTCEA-TNB comemora 28 anos de criação

Renan Contrera
Fotos: Renan Contrera
Tropa formada com o efetivo do DTCEA-TNB
Em solenidade militar realizada na manhã da ultima terça-feira, 08, foi celebrado o 28º Aniversário de Criação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB), conhecido carinhosamente pela comunidade tanabiense de “Base Aérea”. Militares da ativa e um da reserva foram homenageados pelos serviços prestados a Organização Militar.

Criado em 03 de março de 1988, iniciando suas atividades em maio de 1988. Desde então, de forma ininterrupta, vem cumprindo a missão de fornecer os meios técnicos de visualização radar e telecomunicações para que o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Brasília (CINDACTA I) e ao CINDACTA II em Curitiba para realizem a Defesa Aérea e o Controle de Tráfego Aéreo. Tem uma abrangência de uma área de 400 km de raio, abrangendo os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná.

Militares da ativa e reserva que receberam
 medalhas de 30 anos de serviços prestados 
Na solenidade militares foram homenageados com medalhas de Militar de Ouro com passador de Ouro aos militares que atingiram mais de 30 anos de bons serviços prestados sendo Suboficial Everton Luis Ferreira de Andrade, Suboficial Marcio Eraldo Sotero de Oliveira, Suboficial Edson dos Santos Silva e o 3º Sargento da Reserva Eduardo Gonçalves.

Cabo Contreva e Sargento Hudson 
militares destaques em 2015
Também foram homenageados militares destaques no ano de 2015 o 1º Sargento Hudson Teodoro Machado e o Cabo Gustavo Henrique Sabatin Contreva que receberam diploma de destaque.

O DTCEA de Tanabi além das suas atividades militares estão nas ruas junto com a Secretaria Municipal de Saúde na conscientização da população e o combate a dengue e outras doenças. O efetivo tem auxiliado os servidores municipais nas visitas as casas.

A unidade possui toda uma estrutura habitacional para os militares que é a vila militar que também conta área coletiva para os militares e suas famílias terem lazer como quiosque, campo de futebol, quadra de futebol, salão de festa.


O DTCEA de Tanabi possui uma comissão de seleção para incorporação de soldados. Os jovens voluntários da comarca de Tanabi realizam o curso de formação em Pirassununga na Academia da Força Aérea (AFA) e, após o curso, iniciam sua jornada no Destacamento.