terça-feira, 30 de agosto de 2016

Rotary realizou homenagem ao feirante pelo seu dia

Renan Contrera


O Rotary Clube de Tanabi realizou em reunião na ultima quinta-feira, 25 homenagem ao feirante pelo seu dia. Feirante é uma das poucas  profissões que são reconhecidas e com o intuito de reconhecer esta valorosa profissão que o Rotary fez esta homenagem. O “Derrete” como é conhecido foi escolhido para receber a homenagem representando os demais profissionais.
                                                              Fotos: Colaboração/Edmundo Santos Junior/Rotary
Adevilson Martins da Silva, 46 anos, conhecido como
 “Derrete” foi o homenageado representando todos os feirantes
Comemorado no dia 25 de agosto, o Dia do Feirante, profissional que comercializa o seu próprio produto ou comprados de outros produtores em barracas simples nas feiras livres, assim tendo contato direto com o cliente. A profissão de feirante acabou sofrendo uma queda após os supermercados estarem vendendo frutas, legumes e outros com preços mais baixos. Mas ainda tem quem produz, cultiva, cria a sua própria mercadoria.

E com o intuito de valorizar a profissão que o Rotary Clube de Tanabi realizou uma homenagem ao feirante Adevilson Martins da Silva, 46 anos, conhecido carinhosamente por todos como “Derrete”, que esteve representando todos os feirantes de Tanabi.

“O Rotary tem como lema ‘O dar de si sem pensar em si’, e dentro deste lema buscamos enaltecer profissionais que fazem um diferencial dentro de sua profissão que simplesmente não realizam o seu trabalho profissional pura e simplesmente, mas que acabam se destacando de forma positiva e construtiva. E dentre as varias profissões comemoradas no mês de agosto, foi escolhida a do feirante”, disse Edmundo Maia dos Santos Junior, Presidente do Rotary Clube de Tanabi.

Adevilson Martins da Silva o Derrete, é feirante há 15 anos, em sua banca vende mandioca, carne de porco, gordura, leite, caxi, abóbora, queijo. Disse que ficou emocionado por ele ter sido o homenageado representando todos os feirantes e esta muito grato pela homenagem.

"Derrete" com seus familiares durante
 o evento que recebeu a homengagem
O dia do feirante
Dia 25 de agosto foi escolhido para homenagear os feirantes, pois é a data da primeira feira livre realizada no Brasil, em 1914 na capital paulista, oficializada por Washington Luis que era o prefeito da época que oficializou a feira no Brasil. E por isso que o dia do feirante esta associado ao documento que tornou regular a feira na cidade de São Paulo.

Nas cidades do interior, as feiras livres são consideradas um dos meios de compra de frutas, legumes, e outros o mais importante e também consideram como um momento de lazer. Geralmente quem trabalha nas bancas são da própria família.