terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Corpo de Bombeiros de Tanabi 10 anos de criação

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br

No ultimo dia 12 de dezembro de 2014 o Corpo de Bombeiros de Tanabi celebra 10 anos de criação e atendimento a comunidade Tanabiense. Nesses anos se não tivéssemos a Base de Bombeiros em Tanabi várias vidas e vários patrimônios teriam sidos perdido.

E nesses 10 anos a missão que a organização militar tem que é "Proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio", com técnicas, profissionais bem preparados e agilidade essa missão foi muito bem cumprida pelos Bombeiros Militares e Municipais que passaram nesses 10 anos de criação na Base de Bombeiros de Tanabi.
Foto:Renan Contrera
 Características da Unidade 


Policia Militar do Estado de São Paulo - PMESP
Corpo de Bombeiros da PMESP
13º Grupamento de Bombeiros
Base de Bombeiros de Tanabi
Inaugurada: 12 de dezembro de 2004;
Localização: Rua Cel Joaquim da Cunha 703 centro;
Comandante: 1º Sargento PM Manoel Batista de Oliveira;
Efetivo: 23 Bombeiros;
Região de atuação: Tanabi, Mirassolândia, Balsamo, Cosmorama;
Área de atuação: Aproximadamente 1526  Km2;
População atendida: Aproximadamente 45.000 habitantes;
Viaturas: Auto Bomba Salvamento Resgate (ABSR)
Unidade de Resgate (UR)
Transporte Pessoal (TP)
Viatura Orgânica (VO)
Pontos sensíveis: Usina de álcool, industria de moveis e de alumínio.

Base

Com a inauguração da Base em Tanabi trouxe mais segurança e prevenção para os moradores das cidades atendidas pela Base de Bombeiros de Tanabi. Pois antes Tanabi recebia o atendimentos das  Bases de Bombeiros das cidades de São José do Rio Preto, Mirassol e Votuporanga assim demorava o atendimento bens e vidas eram perdidas. 

Efetivo 

A Base conta com um efetivo de 23 Bombeiros sendo Bombeiros Policiais Militares e Bombeiros Municipais, mas o atendimento das ocorrências é padrão, pois as técnicas são as mesmas. 
                                                                                        Foto:Acervo/B.B.TNB/Renan Contrera
Simulação realizada para treinamento 
Esses 23 Bombeiros são divididos em três prontidões, cada uma tem uma cor de representação. As cores são amarela, verde, azul, essa cor é padrão em todo o Estado de São Paulo. Uma prontidão trabalha 24 horas.

Além dos Bombeiros que estão de prontidão, tem Bombeiros que trabalham na área administrativa auxiliando o comandante,  e tem responsável pelas vistorias. Essas vistorias seguem um decreto de lei estadual.

A formação dos Bombeiros

Os Bombeiros Militares são incorporados ao Corpo de Bombeiros através de concurso publico da Policia Militar. São formados na Escola Superior de Bombeiros (ESB) localizada em Franco da Rocha, Bombeiros do Estado de São Paulo, de outros Estados e outras nações se formam nesta escola que o maior centro de formação de Bombeiros da América Latina.

Com o anuncio da criação da Base em Tanabi foi aberto um concurso para incorporação de Bombeiros Municipais. O concurso teve 15 civis aprovados que durante cinco meses estes civis passaram pelo E.A.S.B (Estagio de Adaptação do Serviço de Bombeiros).

Mas todos os Bombeiros passam um período na ESB para realizarem cursos de especialização e de aperfeiçoamento nos diversos tipos de ocorrências que os Bombeiros atendem como incêndio, resgate, salvamento terrestre, salvamento em altura, salvamento aquático, produtos perigosos e outros tipos de ocorrências que são atendidas diariamente pela corporação. 

Campanhas e Programas

Ao longo de cada ano os Bombeiros realizam diversos tipos de campanhas e programas para realizar a prevenção da comunidade. Com temas variados para que com isso diminua as ocorrências.

Foto: Renan Contrera
Bombeiro na escola passando orientações aos alunos
Uma das importantes campanhas realizada é a "Bombeiros Sangue Bom", que ocorre no mês de julho em comemoração ao dia do Bombeiro. Todos os Postos e Bases do Estado reúnem o efetivo e a comunidade para doarem sangue e aumentarem as bolsas de sangues nos hemocentros de todos o Estado.

O Programa Bombeiros na Escola (PBE), é uma ação realizada nas escolas publicas e particulares, levando aos alunos noções básicas de primeiros socorros, incêndio, conhecem um pouco sobre o trabalho dos Bombeiros.

Outra campanha que é destaque na comunidade é a campanha do agasalho, realizado em parceria com o fundo social, comunidade de adolescentes de Tanabi (CAT) e clubes sociais da cidade. Um arrastão é realizado em um determinado dia e nos demais dias a Base de Bombeiros é ponde de arrecadação.

Nessa reportagem você caro leitor pode conhecer um pouco do trabalho dos Bombeiros em Tanabi, que nesses 10 anos de atendimento a comunidade Tanabiense.