quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi tem novo comandante

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br                                                               Fotos: Renan Contrera


Efetivo em formatura
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tanabi (DTCEA-TNB), conhecida carinhosamente pela comunidade como "Base Aérea", realizou na tarde do dia 17 de dezembro a cerimônia militar de passagem de cargo de comandante. Com presenças de diversas autoridades militares do Comando da Aeronáutica e autoridades civis e militares da região. 

A cerimônia militar foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Leonidas de Araujo Medeiros Junior, Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA-I). E contou com as presenças das seguintes autoridades militares, Coronel Aviador Selmo Maciel Tupinambá, Chefe da Assessoria de Coordenação de Destacamentos, Major PM Rogerio Longni da Silva do 52º Batalho de Policia Militar do Interior, entre outras. E as autoridades civis como Srª Elen Brizoti Secretaria Municipal de Saúde, representando a Srª Maria Isabel Lopes Repizo, Prefeita Municipal de Tanabi, Sr Mauro Pascoalão Prefeito Municipal de Monte Aprazível.

O Major QOE COM Silas Martins da Costa passou o comando do DTCEA-TNB para o Capitão QOEA SUP Darlan Rodrigues do Nascimento. Cap Darlan já serviu por alguns anos no Destacamento. 


A esquerda Major Silas, ao centro
 Brig do Ar Leonidas e a direita Cap Darlan 
O DTCEA-TNB tem como missão a execução das atividades relativas às funções sistemáticas de prover a detecção radar, telecomunicações, manutenção e conservação dos equipamentos de proteção ao voo sob sua responsabilidade é missão do Destacamento, que possibilita a Defesa Aérea e o Controle de Tráfego Aéreo pelo CINDACTA-I. 


Major Silas recebendo
homenagem do Cap Darlan 
O Major Silas Martins da Costa é natural de Santa Cruz do Rio Pardo-SP 46 anos, casado com a Srª Márcia Regina, com quem tem dois
filhos. Ingressou como soldado na FAB em agosto de 1987, depois galgou varias graduações. Realizou vários cursos como Preparação de Monitores, Tecnologias de Comunicações Aplicadas ao Controle do Espaço Aéreo, Básico de Busca e Salvamento e outros cursos militares. Serviu em várias unidades da FAB como Academia da Força Aérea (AFA), CINDACTA II entre outras. O Major Silas esta no comando do DTCEA-TNB desde 2005.

Novo comandante Capitão Darlan Rodrigues do Nascimento 46 anos natural do Rio de Janeiro, casado com a Srª Leide Santos da Silva Nascimento, possui três filhos. Ingressou na FAB em julho de 1986 como Sargento, galgou varias graduações. Tem vários cursos como Gestão de Pessoal da Aeronáutica, Estágio de Adaptação ao oficialato. Serviu por muitos anos no Destacamento de Tanabi, mas também serviu em outras unidades como AFA, Serviço de Proteção ao Voo de São
Paulo. 

O Brig do Ar Leonidas deu parabéns ao Major Silas pelo importante serviço realizado nesses últimos anos como comandante do Destacamento e sucesso na sua nova jornada e também desejou ao Cap Darlan sucesso no comando do DTCEA.


Os militares e as suas esposas
Outro ponto importante do evento foi a inauguração da "Galeria de Ex's Comendantes" com o retrato do Major Silas e também recebeu uma homenagem do Cap Darlan então comandante do Destacamento. A esposa do Major Silas a Srª Márcia Regina entregou um buquê de flor dando as boas vindas a esposa do Cap Darlan a Srª Leide dos Santos que retribuiu entregando um buquê de flor. 

Também durante o inauguração da galeria o Sr Godofredo Froner leu uma homenagem do Lions Clube de Tanabi para o Major Silas pelos seus relevantes serviços prestados a comunidade. 

Nos do Blog desejamos as boas vindas ao Cap Darlan um bom trabalho e ao Major Silas sucesso a sua nova missão e obrigado pelas oportunidades dados a este veículo de comunicação.


O efetivo com o Capitão Darlan