quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Corpo de Bombeiros.

Dando continuidade a serie de reportagem com os Bombeiros.

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com

Bombeiro é um profissional ou voluntário que possui treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem. são vistos como “heróis” pela população, aqueles nos quais se pode contar, a qualquer hora, em situações de perigo e desespero.
Bombeiros, eles são ligados a Polícia Militar e seu comandante é subordinado ao comandante geral da PM, que, por sua vez, recebe ordens do governador do Estado. Somente nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas e Brasília, o Corpo de Bombeiros é uma instituição independente e separada da Polícia Militar, subordinada apenas ao governo estadual. 

O sonho de muitos garotos e garotas é tornar-se bombeiro para ajudar a salvar pessoas. Mas não é uma missão nada fácil e exige forma física, habilidade, muito treinamento, empenho e trabalho duro para estar preparado para, no dia-a-dia, enfrentar situações de tensão onde terá que manter a calma mesmo diante de tragédias e mortes. No Brasil, há 47.140 bombeiros (números de julho de 2008).

O Corpo de Bombeiros mantém plantão 24 horas. Afinal nunca se sabe em que momento o trabalho deles será necessário e a que hora alguém estará ligando para a emergência, através do número 193, pedindo socorro. E quando isso acontecer, lá irão eles, os “anjos do fogo”, às pressas, com sirenes ligadas, na tentativa de chegar o mais rápido possível e ajudar pessoas, salvando mais vidas. 

Diz o dicionário Aurélio: Bombeiro: homem que trabalha na extinção de incêndios. O senhor Aurélio Buarque de Holanda que nos desculpe, mas o ComoTudoFunciona vai mostrar que estes valentes e valorosos homens fazem muito mais do que isso. Ou melhor, fazem isso (apagar incêndios) e muito mais.

Para virar bombeiro
Para uma pessoa ser bombeiro, diz o tenente Marcos, é preciso ter o ensino médio completo e prestar um concurso. A pessoa faz o curso básico da polícia militar e se forma soldado. Depois de formado como PM soldado normal ele ainda tem que fazer um curso específico para se tornar bombeiro, curso que leva cerca de seis meses. Além de aprender a lidar com os equipamentos eles fazem cursos de resistência física e recebem noções de como agir nos diferentes casos, seja um incêndio, uma explosão, uma ameaça de bomba. Um bombeiro ganha em média R$ 2 mil (valor de agosto de 2008).