quarta-feira, 13 de julho de 2011

MATÉRIA DE DESTAQUE:Avião cai em Recife e mata 16 passageiros.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Na manhã desta quarta-feira(13) no Recife caiu uma aeronave da empresa aérea NOAR que faz linha aérea no norte do pais.Um avião Let L-410,  um bimotor turboélice, fabricado pela empresa Let Aircraft, da República Checa, com capacidade para transportar até 19 passageiros. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente. A aeronave foi encontrada por volta das 7h em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.

De acordo com o Coronel Valdyr José de Oliveira Júnior, comandante da assessoria de imprensa dos bombeiros do estado, não houve sobreviventes. A informação foi confirmada pela FAB, que diz que houve "totais perdas humanas e materiais".

A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.

Moradores da região afirmaram ter ouvido duas explosões, primeiro uma menor e outra de maior intensidade alguns momentos depois. A manicure Simone Lima, 24 anos, viu o avião balançando as asas e quase caindo em uma construção. Para evitar uma possível colisão, o piloto teria virado o avião, batido a asa esquerda no chão e caído.








A posição em que o avião caiu, contrária à direção para Natal, indica que o piloto teria percebido problemas, tentado voltar ao aeroporto, mas optado por um pouso de emergência para evitar bater em prédios.


Junto com o pintor Alexsandro de Araújo, 21 anos, e outros vizinhos, Simone tentou socorrer alguns passageiros. Segundo Araújo, o grupo tentou socorrer alguns passageiros que poderiam estar vivos, mas as chamas que sobrevieram à explosão impediram que houvesse sobreviventes. 
Os bombeiros enviaram nove viaturas para a ocorrência. Equipes de investigação de acidentes aéreos da FAB também estão no local.

De acordo com as primeiras informações, a avião pegou fogo após chegar ao solo. Logo após a decolagem, com quatro minutos de voo, o piloto teria informado à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado.



O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente. A empresa começou a atuar em junho do ano passado interligando inicialmente Maceió, Recife e Aracaju.

Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero.


Veja imagens do local e como a aeronave ficou.
Fotos:Site globo.com












Nota que a Força Aérea Brasileira divulgou em seu site oficial http://www.fab.mil.br.

Nota oficial 2 - Acidente aeronáutico no Recife

Veja cronologia de ocorrências

O Comando da Aeronáutica informa a cronologia das ocorrências com a aeronave de matrícula PR NOB, acidentada em Recife na manhã desta quarta-feira (13), e os contatos com o órgão de controle de tráfego aéreo:
6h51min00s – decolagem da pista 18 do aeroporto do Recife.
6h51min55s – o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem.
6h53min57s – o piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
6h54min18s – perda do sinal da aeronave na tela do radar.
O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) iniciou, imediatamente, as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente, a fim de prevenir futuras ocorrências.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáuca


Veja a lista oficial com os nomes das vítimas:
1 - Rivaldo Paurílio Cardoso (piloto)
2 - Roberto Gonçalves, 55 anos (copiloto)
3 - Natan Braga
4 - Marcos Ely Soares de Araújo
5 - Carla Sueli Barbosa Moreira
6 - Bruno Albuquerque
7 - André Louis Pimenta Freitas
8 - Camila Suficiel Marino
9 - Ivanildo Martins dos Santos Filho
10 - Antônia Fernanda Jales
11- Débora Santos
12 - Marcelo Campelo
13 - Maria da Conceição de Oliveira
14 - Johnson do Nascimento Pontes
15 - Breno Faria
16 - Raul Farias