sexta-feira, 23 de março de 2012

Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Tanabi

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fan Page do Blog Renan Contrera no Facebook 
https://www.facebook.com/pages/Blog-Renan-Contrera/273349159365266  



O céu de Tanabi ganhou as cores da Bandeira Nacional que estão pintada nos 7 aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea, que ocorreu em Tanabi no dia 16 de março as 17:00hs no Campo de Aviação de Ultraleve indo para Monte Aprazível. Mas as 16:00hs deu uma grande chuva onde todos achavam que a demonstração iria ser cancelada, mas foi nada disso as 16:30hs a chuva passou e abril um sol muito bonito e assim deixando o céu mais bonito do que é, ai tivemos um voo de reconhecimento do helicóptero do Grupamento de Radio Patrulhamento Aéreo da Policia Militar de São Paulo com uma Base em Rio Preto. Conheça abaixo um pouco sobre o Esquadrão de Demonstração Aérea o EDA.


Fotos:Renan Contrera
As setes aeronaves da Esquadrilha da Fumaça.
O Esquadrão de Demonstração Aérea popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira, e a Esquadrilha comemora 60 anos de demonstrações no Brasil e no mundo.
A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica que em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instruções.






Criada oficialmente em 14 de maio de 1952 composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados a Esquadrilha da Fumaça opera a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), realiza em media 100 demonstrações ao ano, em 2011 foram 122 demonstrações. Em 2006 a Fumaça alcançou o recorde voando com 12 aeronaves com a alta performance com voo de dorso ou seja de ponta cabeça.


Estiveram apresentando suas belas 55 manobras no céu de Tanabi, com a tradicional manobra o coração, DNA e outras.


O mais impressionante foi ver o olhar atento das crianças e adultos para o céu para ver a Esquadrilha da Fumaça e isso de alguma forma faz crescer a paixão sobre aviação, a Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça. E como diz a missão da Esquadrilha "Estimular e desenvolver a vocação a e mentalidade aeronáutica; Valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentido de nacionalismo..."


No local onde se concentrou as manobras que foi no Campo de Aviação, estava uma equipe como o Capitão Aviador Marcelo FRANKLIN Rodrigues e o 2º Sargento Rodrigo Alves CARDOSO, responsáveis pela narração e animação, também teve uma loja de produtos oficiais da Esquadrilha da Fumaça a 3° Sargento CLÁUDIA Leticia UCHÔA, Sub Oficial  Francisco Célio GABRIEL Delecrode e o Cabo Luiz Claudio.


Para a segurança da Esquadrilha da Fumaça e do publico presente esteve no local uma viatura de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Tanabi e o SAMU.


Pela primeira vez Tanabi para completamente desde da entrada da cidade até o Campo de Aviação.
Mas sem ocorrências.


Apos 17 anos (1994) a Esquadrilha da Fumaça ter se apresentado em Tanabi todos ficaram de boca aberta com o profissionalismo dos militares da Força Aérea Brasileira e Esquadrilha da Fumaça. E também Tanabi foi a terceira cidade em receber a Esquadrilha da Fumaça em 2012 antes deles irem participar de uma feira de aviação no Chile e alguns demonstrações na Argentina. 


Nos do Blog Renan Contrera agradecemos toda a atenção dada por todos da Esquadrilha da Fumaça.

                                               Confira as fotos da demonstração. 

























Fotos do Transito parado