sexta-feira, 1 de março de 2013

Primeiras demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no ano marcam estreia de pilotos

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                    Fotos: SO Waldemar Prieto Junior 

Três cidades de diferentes estados do Brasil irão receber o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) em suas primeiras apresentações deste ano: Nova Andradina (MS), Ouro Fino (MG) e Itu (SP). O retorno das demonstrações traz a estreia dos aviadores recém-formados no Curso de Piloto de Demonstração Aérea da Esquadrilha. Em Itu, os Capitães Ubirajara Pereira Costa Júnior e Daniel Garcia Pereiraos irão se apresentar pela primeira vez. O Tenente Thiago Romeiro Capuchinho fará sua estreia em Ouro Fino.
Situada na região centro-oeste do país, a população de Nova Andradina poderá assistir às manobras da Fumaça no dia 1º de março, às 16h30, na Praça Geraldo Mattos Lima. No dia seguinte, o EDA faz apresentação no município de Ouro Fino, distante 459 km da capital mineira. A demonstração, que faz parte das comemorações dos 264 anos da cidade, acontece no dia 2 de março, às 15h, na Avenida Raul Apocalypse. O Tenente Capuchinho comentou sobre sua expectativa para a estreia: “é muito agradável, pois a primeira demonstração marca o início da minha parcela de contribuição para o cumprimento da missão institucional do EDA, que é representar a Força Aérea Brasileira”.
No dia 3 de março, a população de Itu, no interior de São Paulo, irá acompanhar as acrobacias do EDA. A apresentação fará parte da abertura do Campeonato Paulista de Kart, no kartódromo da cidade, e irá encerrar a programação do aniversário de 403 anos da cidade. “Estou muito feliz em poder estrear, definitivamente, como Ala Esquerda do EDA. Para mim, é motivo de muita alegria fazer parte desta equipe”, afirma o Capitão Costa. O Capitão Garcia também comentou sobre sua estreia: “será a melhor possível, pois o momento é o coroamento de quatro meses de esforço e muita expectativa”.


Fonte: EDA