quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Comandante de Operações Navais acompanha o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Foto: Divulgação
Autoridades que acompanharam o exercício
No dia 3 de outubro, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, acompanhou o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”, conduzido pela Força de Fuzileiros da Esquadra e realizado na área de instrução de Itaoca (ES). Trata-se do adestramento da tropa que irá ao Haiti dar continuidade à missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), instalada naquele país desde 2004, conhecida como MINUSTAH. Esse exercício militar teve por objetivos principais o preparo e a avaliação dos Fuzileiros Navais e Marinheiros que irão compor o 21º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais que será enviado àquele país.

Participaram , também do evento, o Vice-Almirante Paulo Cézar de Quadros Kuster, Comandante do 1º Distrito Naval; o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; o Contra-Almirante Márcio Magno de Farias Franco e Silva, Chefe do Estado-Maior do Comando em Chefe da Esquadra; e o Contra-Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, Sub-Chefe de Logística do Comando de Operações Navais.

Esse contingente tem como núcleo o 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Batalhão Humaitá, baseado no Rio de Janeiro, porém conta com militares selecionados de diversas unidades da Marinha. O exercício é dividido em duas fases: uma primeira, onde a tropa realiza exercícios específicos isolados de patrulhamento, segurança de posições fortificadas e apoio à condução de ajuda humanitária, dentre outras; e a segunda, denominada “tema tático”, onde são conduzidas diversas simulações dentro de uma situação integrada.

O 21º Contingente de Fuzileiros Navais no Haiti será composto por 234 militares e deverá permanecer no país caribenho por um período aproximado de seis meses.

Fonte: Nomar Online | Marinha do Brasil