quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Festival Deguste movimenta 80 mil no comercio e quatro estabelecimentos ganharam

20 estabelecimentos foram divididos em quatros categorias como doce, massa, lanche e porção

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Arte: Alonso Desing
A Associação Comercial e Industrial de Tanabi realizou entre os dias 05 e 25 de outubro o primeiro Festival Deguste, que escolheu os melhores pratos da cidade. Os 20 estabelecimentos que participaram concorreram em quatro categorias sendo massa, porção, lanche e doce. Os votos foram pela população, na qual 3 mil cédulas de votação foram preenchidas e um jure técnico foi formado pela ACIT. Com o festival o comercio alimentício teve um movimento de cerca de 80 mil reais.

O Festival Deguste teve como objetivo divulgar os estabelecimentos comerciais e alavancar as vendas, fazendo com que os pratos desconhecidos chegassem ao maior número possível da população. 20 estabelecimentos participaram, e nos 20 dias do festival as vendas aumentaram entre 40% e 60% nos estabelecimentos participantes, movimentando cerca de 80 mil reais superando as expectativas dos participantes.

As notas dos estabelecimentos participantes foram compostas por 50% pelo voto popular, que foram os clientes que consumiram os pratos inscritos que receberam as cédulas e votaram. E os outros 50% pelo júri técnico composto por Rodrigo Bechara, André Martines e Beto Matera que visitaram todos os estabelecimentos participantes e deram a suas notas.
                                                                                          Fotos: Renan Contrera
Os ganhadores com o jure técnico
 Os 20 estabelecimentos foram divididos e disputaram em quatros categorias sendo, doce, salgado, porção e lanche. E um estabelecimento foi premiado em caca categoria.
Os ganhadores foram: Categoria Porções: Xela Japanese Food com o prato Sushi à moda da casa; Categoria Lanche: Cachorro quente do Durim com Cachorro Quente de Frango; Categoria Doce: Sorveteira Tropical Ice com Sorvete com Pamonha; Categoria Massas: Sfiha do Mário com Combinado de Quibe e Sfiha.

“O planejamento foi feito alguns meses atrás, para a associação comercial   um prazer estar podendo realizar o primeiro festival de sabores na cidade. Uma vontade dessa atual diretoria que com muito trabalho, dedicação e com apoio dos meus diretores a gente conseguiu esta fazendo esse grande festival que movimentou a cidade”, disse Miler Veiga, presidente da ACIT.

Para os jurados técnicos que estiveram visitando todos os estabelecimentos à ideia da ACIT foi muito boa para divulgar os pratos e o comercio alimentício da cidade e a participação da comunidade foi de grande importância. E também experiência boa, pois todos eles gostam de cozinhar e trabalham com gastronomia.

O juri técnico que foi formado pela ACIT.
Esq. Rodrigo Bechara, centro
Andre Martines e Beto Matera
“Achei muito linda a participação da comunidade de Tanabi, achei bacana a associação vim de encontro com o anseio do comercio de Tanabi, reunir as pessoas num movimento muito bacana que um movimento gastronômico, sou uma pessoa da área da gastronomia e trabalho com isso, então foi muito bacana e todo o movimento feito com muito amor e carinho da forma que foi feito aqui só tem a ser 100% em ser bacana”, comenta Beto Matera, um dos jurados.

Já para os empresários que ganharam o festival foi de grande importância, não somente de terem participado, mas de fazer com que o publico conheçam os pratos,  que eles mesmo possam melhorar na confecção dos pratos, atendimento e que não foi uma competição e sim uma confraternização.

“Foi ótimo, isso aqui não é uma competição e sim uma confraternização, isso vem para nos ativar, melhorar o nosso comercio, melhorar os nossos pratos. E todos são amigos, só tem fera de Tanabi, os melhores pratos da cidade estão aqui. E nos tercemos para a ACIT continuar promovendo este evento, que esse evento ele não é bom é ótimo” comenta Mario Mussi, ganhador na Categoria Massa com o prato combinado de quibe e sfiha.