sábado, 19 de março de 2016

Veja a programação da Semana Santa nas Paróquias de Tanabi

Renan Contrera


A Semana Santa é uma tradição católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus. Iniciando amanhã domingo, 20/03, com Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, indo até dia 27/03 com a ressureição de Jesus, também conhecido como Domingo de Páscoa. Vários eventos serão realizados pelas paróquias de nossa cidade.

Começando com o Domingos de Ramos que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém que é recebido como um rei e com ramos de palmeiras. Neste dia é comum os fieis levarem ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.

Um dos momentos importante da Semana Santa é o Tríduo Pascal se inicia na quinta-feira que nas dioceses o bispo se reúne com os Padres, Religiosos e o clero para celebrar a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Na quinta-feira à noite é celebrada a Missa Solene da Ceia do Senhor, Cerimônia do Lava Pés e após a celebração se inicia a Adoração e guarda do Santíssimo Sacramento. Também a igreja se reveste de luto, desnudando os altares quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer e também cobrem as imagens com panos roxos.
                                                                             Foto: Divulgação/Via Cruz
Encenação dos ultimos momentos de Jesus serão realizadas
pelas paróquias
Na sexta-feira santa a igreja recorda a morte de Jesus que é celebrada a Paixão e a Adoração da Cruz, e consiste em quatro momentos: a liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão.

Ainda na sexta-feira são realizadas as encenações relembrando os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição será na Praça Matriz às 19h00 com participação dos jovens da COJOTA e integrantes de outros movimentos. E na Paróquia São João Batista e São Cristóvão será no Parque Eco Turístico às 19h30 com os jovens do grupo Àgape e membros da comunidade.

Sábado Santo os cristões juntos aguardam a ressurreição de Cristo com a celebração da Solene Vigília da Páscoa, iniciando com a benção do Fogo Novo e também do Círio Pascal, proclamando a Páscoa pelo canto Exulltet. Canta-se e o Glória e o Aleluia, que foram tirados durante a Quaresma.

E no Domingo de Páscoa o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia se estende por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecoste, que segundo a tradição são dias de Páscoa e não após a Páscoa, é tempo de alegria e da exultação.

Fontes: As Paróquias Nossa Senhora da Conceição, São João Batista e São Cristóvão, Internet.


Confira agora o horário nas paróquias: 


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA E SÃO CRISTÓVÃO
20/03 DOMINGO DE RAMOS
Missas: 7Hrs, 9h30, 19h00
09h00 Praça da Biblia: Benção dos Ramos e Procissão
09h00: Ibiporanga | 16h00: Rincão | 19h30: Ecatu
Trazer o envelope com gesto concreto da CEF (Casa Comum, nossa Responsabilide)
21/03 SEGUNDA-FEIRA SANTA
19h30 – Terço Luminoso pelas ruas.
Crismados – Renovação das promessas Bastismais
22/03 TERÇA-FEIRA SANTA
19h30 – Procissão do Encontro Doloroso. Homens sairão do Centro Comunitário (Cohab 2). Mulheres sairão do Centro de Inclusão Digital (Cohad 3)
19h00 Missa e Confissões Capela Espraiado
23/03 QUARTA-FEIRA SANTA
19h30 - Via Sacra pelas ruas da Paróquia
Sé Catedral – Benção dos Santos Óleos, e renovação das promessas Sacerdotais.
24/03 QUINTA-FEIRA SANTA
Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio (Inicio do Triduo Pascal)
19h30 – Missa Solene da Ceia do Senhor, Lava Pés e Vigília Eucarística até às 24hs
25/03 SEXTA-FEIRA SANTA
JEJUM E ABSTINÊNCIA DE CARNES
06h00 até 12h00 – Adoração Eucarística
15h00 – Ação Litúrgica, Adoração da Cruz e Comunhão
19h00 – Matriz – Procissão da Cruz Gloriosa
19h30 – Via Cruz 2016 no Parque Eco Turístico
26/03 SÁBADO SANTO
20h00 – Solene Vigília Pascal na Matriz e Capelas
27/03 DOMINGO DA RESSUREIÇÃO
06h30 – Procissão e Missa
09h30 -  Missa na Matriz
19h00 -  Missa na Matriz