sexta-feira, 10 de junho de 2011

CORREIO AÉREO - FAB lança selo comemorativo aos 80 anos

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com



A Aeronáutica lançou, no dia 7 de junho, o selo personalizado dos 70 Anos da FAB e 80 Anos do CAN, a revista Aerovisão 80 Anos do CAN e o Filme Institucional de 80 Anos do CAN. O evento ocorreu na sede da Quinta Força Aérea. A cerimônia fez parte de uma agenda de comemorações alusivas ao 80º aniversário de criação do Correio Aéreo Nacional, que acontece, esta semana, na cidade do Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades e representantes de vários esquadrões e grupos de aviação de transporte. O selo personalizado foi idealizado e desenvolvido pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. 

Criação - O símbolo, criado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), e aprovado pela Portaria Nº 830-T/GC3, de 25 de novembro de 2010, foi elaborado com o objetivo de divulgar o 70º aniversário de criação da FAB e o 80º aniversário de criação do CAN em todo o país, além de difundir a história e a missão da FAB.

Significado - O símbolo comemorativo do 70° aniversário de criação da FAB e 80° aniversário de criação do CAN foi elaborado em forma de selo, com dois desenhos, em forma de nuvens, em branco, simbolizando todo o conteúdo do espaço aéreo brasileiro. Entre as nuvens, aparecem os numerais ordinais “70 e 80”, em branco.

No lado esquerdo superior, há o gládio alado em amarelo, símbolo da Força Aérea Brasileira. No lado direito, encontra-se o contorno do mapa do Brasil em branco, com seu interior em verde, sobreposto por um arco e flecha em amarelo, direcionado da região Sudeste para a região Norte. Está espetado na flecha um envelope em branco.

Todo o conjunto procura evidenciar o transporte aéreo, em especial, o Correio Aéreo Nacional, em seu voo precursor em 12 de junho de 1931, partindo da antiga Escola de Aviação Militar, outrora situada no legendário Campo dos Afonsos, em direção ao Estado de São Paulo, em uma aeronave K-263. Na parte inferior do símbolo, aparece uma placa, em perspectiva, em azul ultramar, com as inscrições “70 anos da FAB” e, abaixo desta, “80 anos do CAN”.

Aplicação - Durante todo o ano de 2011, as organizações militares utilizarão em seus documentos oficiais este símbolo comemorativo do “70º aniversário de criação da FAB e 80º aniversário de criação do CAN”.

Fonte: Agência Força Aérea