domingo, 11 de setembro de 2011

Força Aérea Brasileira participa da Exposição da Independência.

Simulador do T-27 Tucano e oficina infantil foram as atrações mais concorridas.
Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com

                                              Fotos:Divulgação
“Eu sempre quis ser piloto. Depois que eu passei pela exposição e pelo simulador, tenho certeza de que vou ser piloto de resgate quando crescer”, disse Luis Filipe Sampaio, de nove anos, depois de visitar, neste final de semana (3 e 4/09), o estande da Força Aérea Brasileira (FAB) na Exposição da Independência, no Parque da Cidade, em Brasília (DF). 

Assim como Luis Filipe, crianças puderam pintar, recortar e montar aviões na oficina infantil, pilotar um colorido T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça e visitar uma exposição de miniaturas das aeronaves da FAB. O simulador foi uma das atividades mais concorridas.

“Eu estou gostando muito do simulador. É muito bom pilotar”, disse André Luiz Baima de Souza, de nove anos. A mãe de André, Kátia Baima de Souza, conta que o filho não queria largar o joystick.

“Eu achei muito legal a ideia da Exposição. Quando o meu filho viu o simulador não quis ir a outro lugar. Somos fãs da Esquadrilha e vamos assisti-la no Desfile de Sete de Setembro”, afirmou Kátia.

Na oficina infantil, os olhos atentos de Thales Alves, de três anos, viam aparecer o avião da Esquadrilha da Fumaça depois de poucos minutos de recorte e colagem. A mãe do menino, Cleidi Machado Alves aprovou a ideia da Exposição:

“Com as atividades oferecidas, as crianças aprendem sobre as Forças Armadas de forma divertida. Meu filho gostou muito de pintar os desenhos e cortar e montar o avião da Esquadrilha da Fumaça”, destacou Cleidi.

Famílias inteiras compareceram para brincar com os filhos. Este foi o caso de Adriana Kozak Julio, Marcelo Alexandre Julio e do pequeno Gabriel Kosak Julio, de cinco anos.

“É o terceiro ano consecutivo que viemos à Exposição. Ela é um incentivo para que as pessoas, no futuro, possam seguir a carreira militar. Ano que vem, espero vir de novo”, conta Adriana.


A FAB também levou para o Parque da Cidade os uniformes, motocicletas e equipamentos de guarda e vigilância do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Brasília, além de equipamentos de Controle de Tráfego Aéreo e de Meteorologia do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA-1). A Rádio Força Aérea também participou do evento.

Na Exposição da Independência, a Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, as Polícias Civil e Militar do Distrito Federal e a Polícia Rodoviária Federal levam ao público um pouco do trabalho diário na defesa do país. O evento faz parte da Semana da Pátria, em que é celebrada a Independência do Brasil, no dia sete de setembro.
Assista ao vídeo da exposição


Fonte: CECOMSAER