quarta-feira, 9 de novembro de 2011

70 ANOS- Sessão solene no Congresso homenageia FAB.

Parlamentares ressaltaram a importância das missões da Força Aérea ao longo de sete décadas.

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com

                               Fotos:Divulgação/Força Aérea Brasileira
A bravura e a dedicação dos militares da Aeronáutica na defesa da soberania nacional foram destacadas na manhã desta quarta-feira (9/11), no Congresso Federal, em Brasília. Em sessão solene, parlamentares da Câmara e do Senado homenagearam os 70 anos da Força Aérea Brasileira.
A homenagem foi realizada por iniciativa do Senador Eduardo Amorin (PSC-SE) e do Deputado Hugo Leal (PSC-RJ). O Deputado ressaltou momentos marcantes para a Aeronáutica, como a participação na Segunda Guerra Mundial, e destacou a atuação em missões internacionais, como nos terremotos do Chile e do Haiti. “Não poderíamos deixar de lembrar o caráter sócio humanitário da Força Aérea”.
Já o Senador ressaltou os valores que pautam os militares da Aeronáutica no cumprimento de suas missões. "Ética, patriotismo, prontidão operacional e lealdade são a forma como a a instituição pauta suas ações e é reconhecida nacional e internacionalmente.
Os investimentos na formação dos militares foram destacados pelo Deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Ele lembrou a construção das novas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), organização militar que forma oficiais dentro da Força Aérea. Segundo ele, o novo CIAAR será uma unidade de excelência. “É a melhor escola da América Latina, a mais bonita e mais bem estruturada que temos para a formação de nossos oficiais.”
Na entrada do plenário, recepcionando militares, convidados e parlamentares, estava um sósia de Santos Dumont, patrono da Força Aérea Brasileira. Ao lado dele, foram colocadas miniaturas de aeronaves, entre elas o P-3AM, avião de patrulha recém integrado à FAB e que será empregado na defesa do Pré-Sal. Outro destaque foi a Banda da Base Aérea de Brasília que toucou o Hino Nacional e o Hino dos Aviadores.
A sessão solene contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e de oficiais generais do Exército, Marinha e Aeronáutica. Também estiveram na solenidade o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, e o Secretário de Aviação Civil Wagner Bittencourt.



Fonte: Agência Força Aérea