segunda-feira, 16 de abril de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 5 de maio

Meta é vacinar 5,3 milhões de paulistas entre idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde


Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                                    Foto: Internet 

A partir de 5 de maio, pelo menos 5,3 milhões de paulistas devem ser imunizados contra a gripe. O número corresponde à meta de 80% dos 6,6 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de 6 meses e menores de 2 anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.

Para garantir abrangência da imunização, a campanha da Secretaria Estadual da Saúde contará com mais de sete mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação, que acontecerá até 25 de maio em todo o Estado.
 
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B.

Reações

Segundo a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus, incapazes de causar qualquer infecção. Ela ressalta que a imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, como pneumonias.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo