domingo, 6 de maio de 2012

ÁGATA 4 - Hospital de Campanha atende mais de 400 pacientes

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Foto:Agência Força Aérea/Sgt Rezende 

No primeiro dia de atendimentos agendados em Moura (AM), distrito de Barcelos, a 400 km de Manaus, o Hospital de Campanha (HCAMP) Fluvial da Força Aérea Brasileira realizou 415 procedimentos, entre consultas, exames e atendimentos de emergência. Foram distribuídos 4.000 unidades de medicamentos, resultado de uma parceria entre a FAB e a Secretaria da Saúde do Amazonas.

A unidade militar de saúde chegou à localidade na última quarta-feira, 3 de maio e permanece até este sábado, 5 de maio. Pediatria, clínica médica, ginecologia e ortopedia foram as especialidades médicas mais procuradas. O HCAMP oferece ainda atendimento odontológico, consultas com dermatologistas e a realização de exames preventivos (citopatologia).

O distrito de Moura, de acordo com autoridades locais, possui cerca de mil moradores. As consultas foram agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos. Amanhã, 6 de maio, o Hospital de Campanha estará navegando rio Negro acima, com destino a Barcelos. Na região, vivem cerca de 23 mil pessoas.

É a primeira vez que o Hospital de Campanha da FAB é montado em uma balsa da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).

Ao longo do primeiro dia de funcionamento do HCAMP, militares da área de saúde e de comunicação visitaram escolas públicas de Moura. Crianças e adolescentes receberam revistas em quadrinhos da turma do Fabinho, encartes da Esquadrilha da Fumaça e revistas da Força Aérea.

Fonte: Agência Força Aérea