domingo, 13 de maio de 2012

Serie de Reportagem: Os símbolos usados pela Esquadrilha da Fumaça.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

Os símbolos militares são chamados de "bolachas" então veja os que a Esquadrilha da Fumaça já usou.


1955-1961


O primeiro emblema já ostenta o nome pelo qual o Esquadrão é conhecido até hoje. Nele, figuram quatro T-6 em formação diamante sobrepondo o gládio alado, símbolo do Comando da Aeronáutica, com o rastro da fumaça que caracterizou o Esquadrão.
Segunda Bolacha da Esquadrilha

1961-1963


Escudo no formato francês com uma águia na posição central, simbolizando a coragem, o domínio e o arrojo dos pilotos de demonstração aérea. Sobreposto, figuram a sigla da Força Aérea Brasileira e quatro aviões em formação diamante
.Primeira Bolacha da Esquadrilha

1963-1977


Escudo circular divido pelo rastro de fumaça de quatro aviões em formação diamante, tendo de um lado a águia, simbolo do domínio e arronjo do piloto de demonstração aérea, e do outro o raio, representando a velocidade e a força.

Terceira Bolacha

1982 até hoje


Escudo circular com orla em vermelho, símbolo da energia criadora, ousadia, firmeza e segurança. Na parte superior da orla está a sigla FAB (Força Aérea Brasileira) ladeada por duas estrelas de cinco pontas. Na parte inferior da orla figura o nome pelo qual o Esquadrão é conhecido desde os primórdios - Esquadrilha da Fumaça.

O escudo tem o fundo em azul cerúleo partido por uma faixa central. Esta faixa é partida de três, representando os rastros de fumaça das aeronaves em movimento ascensional.
Na parte superior do escudo, figuram quatro aeronaves que abrem-se em leque.
À direita, aparece a parte anterior de uma águia voante. Símbolo imperial por excelência, traduz a coragem, o domínio e o arrojo dos pilotos de demonstração aérea.

À esquerda, figura um raio em vermelho, representando a velocidade, a força e a intrepidez.

Na parte inferior, visualizamos um campo com nuvens, símbolo da graça divina, onde evoluem, de forma hábil e espetacular, os nuvens.


Bolacha Atual

Fonte:Esquadrilha da Fumaça