terça-feira, 31 de julho de 2012

Novo Ala Esquerda inicia treinamento

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Fotos: EDA 
Cap Costa e Cap Boery

O Cap Costa, novo #3 que recém-ingressou na equipe da Fumaça, iniciou, no dia 25 de julho, o curso de Formação de Piloto de Demonstração Aérea.
O piloto fez seu primeiro voo com seu instrutor e parceiro de posição, o Cap Boery - Ala Esquerda que, durante o briefing, passou as orientações. Nessa primeira missão, Costa treinou  tráfego de emergência, retorno à pista em situações de pane durante voo de dorso, além de acrobacias específicas como trevo, cubano e velocidade zero.
"A sensação de decolar o T-27 da Fumaça pela primeira vez foi muito gratificante e emocionante! Começar  a ver o mundo de cabeça para baixo já nesta missão é algo indescritível. Senti-me orgulhoso de estar voando este avião com as cores da nossa Pátria e de agora pertencer a esta equipe!" - disse o Cap Costa, após o voo.
Todo o curso soma 72 missões que inicia com uma aeronave isolada e, conforme a evolução do treinamento, é somada uma, quatro e, finalmente, os sete aviões treinam junto.
Na fase inicial o novo fumaceiro terá instrução com todos os pilotos e, a partir da 28ª missão, na fase avançada, passa a treinar somente com seu instrutor de posição. O Cap André, da mesma posição, também participará da instrução. O Ala  Esquerda caracteriza-se por trabalhar constantemente com antecipação de motor, pois todos os giros e manobras são para cima do #3.

Cap Costa, Cap Boery e o Anjo da Guarda SO Robertson
Amarração ao assento ejetável
Cap Costa e Cap Boery se preparando para o táxi

Fonte: Esquadrão Demonstração Aérea | Esquadrilha da Fumaça