sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Militares da primeira turma de mulheres a ingressarem na FAB são homenageadas no II COMAR

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                       Fotos: S2 R. Menezes 

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) celebrou os 30 anos do ingresso do Quadro Feminino na Força Aérea Brasileira. A cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º/08) lembrou as pioneiras que ingressaram no corpo feminino nas Forças Armadas e, especialmente, na Aeronáutica, em 1º de agosto de 1982. 
Naquele ano, 150 Oficiais e 152 graduadas formadas pelo chamado Quadro Feminino de Oficiais da Reserva (QFO), no Rio de Janeiro, e Quadro Feminino de Graduados da Reserva (QFG), em Belo Horizonte, respectivamente.
A solenidade, presidida pelo Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luis Antonio Pinto Machado, contou com a participação de quatro grupamentos femininos compostos pela Guarnição de Aeronáutica de Recife. Algumas das mulheres da primeira turma também estiveram presentes.
Duas militares foram homenageadas. A Tenente-Coronel  Lúcia de Fátima Vasconcelos de Almeida, militar mais antiga da Guarnição, e a Tenente-Coronel Maria da Conceição Antonino de Souza, integrante da primeira turma do QFO e que atualmente trabalha no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF).
Durante o evento foram premiadas as vencedoras da corrida em homenagem à mulher militar: 2S BET Wilma, do CINDACTA-3 (1º lugar); 3S Larissa, da BARF (2º lugar); 2S BET Karla (3º lugar), do CINDACTA-3; 3S BET Valente, do CINDACTA-3 (4º lugar) e 2S SAD Ví­vian, do II COMAR (5º lugar).
Dois graduados recém-promovidos e seis ex-soldados também foram homenageados.


Fonte: II COMAR