sábado, 13 de abril de 2013

LAAD - FAB vai receber radares para artilharia antiaérea

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


  Já equipados com mísseis Igla, os Grupos de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (GAAAD) da Força Aérea Brasileira devem receber radares Saber M60, utilizados para detectar alvos a baixa altitude. O anúncio da compra de quatro unidades para a Força Aérea Brasileira foi feito nesta terça-feria (09/04) durante a LAAD 2013, que acontece até sexta-feira (12) no Rio de Janeiro.

Fabricados pela empresa brasileira Orbisat, os radares Saber M60 têm alcance de 60 km e detectam alvos desde baixas altitudes a até 5.000 metros. Cada equipamento pode acompanhar até 60 alvos simultaneamente.

De acordo com a Orbisat, o Saber M60 consegue identificar aeronaves velozes e também alvos móveis lentos, com velocidades a partir de 32 km/h. A antena giratória também pode dar uma volta completa a cada 4 segundos. O radar pesa 364 kg e tem 2,85 metros de altura.

O planejamento prevê duas unidades para a 1° GAAAD, de Canoas (RS), e duas para a 2° GAAAD, de Manaus (AM). No entanto, os radares são móveis e podem ser levados de avião para qualquer parte do Brasil. A empresa diz que três militares podem montar um radar Saber M60 em quinze minutos.

Também foi anunciada a venda de outras 17 unidades para o Exército Brasileiro. Todos estes sistemas de artilharia antiaérea, das três Forças Armadas, farão parte do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro.
Fonte: Agência Força Aérea