domingo, 21 de abril de 2013

Pilotos da Fumaça treinam em simuladores de voo do Super Tucano

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


A equipe de quinze pilotos da Esquadrilha da Fumaça está participando, durante esta semana (15 a 19/04), de atividades operacionais em simuladores de voo da aeronave A-29 Super Tucano.
O treinamento está sendo feito em Bases Aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) que operam o avião, localizadas em Campo Grande (MS), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). O Capitão Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior, responsável pela doutrina e instrução no Esquadrão, explica que as atividades “têm como objetivo adaptar os novos pilotos aos procedimentos normais e de emergência na aeronave e simular exercícios e manobras que serão feitos na fase de Adaptação Diurna e Instrumento Avançado, a serem realizados em sede, na área de instrução da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP)”.
O Capitão Costa afirma que a fase de simulação foi de grande importância para os pilotos, pois foram apreendidos conhecimentos antes ministrados na fase anterior à simulação, no Ground School. “As emergências simuladas ou treinadas elevam o nível de segurança na operação da aeronave que está sendo implantada na Fumaça. Tenho a plena certeza que todos agora estão aptos a começarem a nova fase, voando no novo avião”. Em uma próxima etapa, os pilotos darão início à fase de pré-solo, que consiste na parte prática nas aeronaves. A agenda de demonstrações ainda não tem previsão de volta, pois depende dos voos de treinamento e adequação das manobras.   
Simulador de voo da Base Aérea de Campo Grande (MS)
Fotos: Capitão Franklin e S2 Dos Anjos
Simulador de voo da Base Aérea de Boa Vista (RR)
Fotos: S2 Queiroz
Simulador de voo da Base Aérea de Porto Velho (RO)
Fotos: Capitão Arantes