domingo, 26 de maio de 2013

ÁGATA 7 – Ação cívico-social em Porto Murtinho (MS) reforma escolas e presta assistência à população

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

A Ação Cívico-Social (ACISO) realizada na cidade de Porto Murtinho (MS) durante a Operação Ágata 7 tem efetuado diversas ações. Uma delas é a reforma de duas escolas da cidade: a Escola Municipal de Ensino Infantil Primeiros Passos e a Escola de Ensino Fundamental Bonifácio Gomes.
Na Escola Infantil mais de duzentas crianças serão beneficiadas com as reformas que estão sendo realizadas pela Marinha do Brasil (MB) e Exército Brasileiro (EB). Nas obras que iniciaram há poucos dias atrás estão atuando trinta militares das duas Forças Armadas. A Escola necessitava da ação, tendo em vista que foi inaugurada há quarenta anos e a última reforma ocorreu há catorze.
O coordenador da reforma, Tenente Gilson Marcelino da Cunha, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (MS), da Marinha do Brasil, explica detalhes da ação realizada. “Esse colégio é o mais antigo do município de Porto Murtinho. Logo, neste local iniciou-se o berço da educação da cidade. Porém, ele estava em uma situação muito precária, apresentando problemas estruturais, elétricos, de limpeza, entre outros. Quando chegamos aqui iniciamos um serviço para reverter todas essas situações, com o intuito de propiciar às crianças melhores condições de estudo”.
O Cabo Adolfo Acunha também atua no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário. Há onze anos ele saiu de Porto Murtinho, cidade onde nasceu. Agora, ele volta para auxiliar na reforma da escola mais antiga do município e destaca o trabalho. “O sentimento é o melhor possível, pois eu saí daqui quando tinha dezoito anos e, agora, onze anos depois estou de volta, reformando um colégio que realmente precisava e vai ajudar as crianças”.
Já a Escola de Ensino Fundamental Bonifácio Gomes foi atingida há poucas semanas por uma enchente. Para limpá-la, os militares da Marinha e do Exército também trabalharam. Foi realizado um mutirão, tendo em vista que a escola estava totalmente suja, com muitos entulhos. As cercas também foram recuperadas e o sistema hidráulico também foi reformado.
A Secretária de Educação da cidade, Maria Donizete dos Santos, ressaltou o apoio das Forças Armadas ao município durante a Operação Ágata7. “Essa ação veio em um momento de extrema necessidade da nossa comunidade. Nós estávamos passando por um momento de dificuldade, que foi o momento das chuvas. A cidade inteira sofreu com essa calamidade. Por isso, essa ação da Operação Ágata nas nossas escolas é de extrema importância”.
Já na Escola Municipal Tomaz Laranjeira, vários serviços foram prestados à população, tais como: corte de cabelo, orientações sobre o programa Bolsa Família, carteira de passe livre, benefícios do INSS. As crianças participaram do chamado cantinho da leitura e pintura. Já o atendimento médico foi realizado pelo Tenente Murilo Otsubo Yamada, Clínico Geral do Exército.
Essa operação é realizada de forma conjunta pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira (FAB), sob coordenação do Ministério da Defesa (MD).


Fonte: Agência Força Aérea