sexta-feira, 24 de maio de 2013

ÁGATA 7 - Forças Armadas realizam atendimento médico a indígenas no Amazonas

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Militares das Forças Armadas realizaram atendimentos médicos e odontológicos em duas Ações Cívico-Sociais (Aciso), no sábado (18/05), no município de São Gabriel da Cachoeira, a 851 km de Manaus (AM). Na ocasião, indígenas de diferentes etnias receberam tratamentos e orientações de profissionais de especialidades como clínica médica, pediatria e dermatologia. Os atendimentos terminam neste domingo (19/05).
As duas Aciso ocorreram, simultaneamente, em dois pontos da cidade. Médicos e dentistas da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram consultas na comunidade indígena Itacoatiara, composta por mais de 30 famílias das etnias Baniwa, Wanano e Tucano. “É bom ter atendimentos dentro de nossa comunidade, pois assim não precisamos nos deslocar até a cidade”, disse o índio chefe da comunidade, Augusto Joaquim da Silva.
Para a índia Maria Cabral Samony, as consultas dentro de Itacoatiara são uma oportunidade de saúde e de conforto para seus dois filhos. “Eles recebem o atendimento de que necessitam sem precisarmos fazer o difícil deslocamento de ônibus”.
De acordo com a Tenente-Médica Carolliny Medina, a equipe de saúde transmitiu informações para que os indígenas se previnam de algumas doenças. “Demos orientações e falamos sobre o que pode causar algumas doenças e de como podem ser evitadas”. Para os atendimentos, a equipe da Aeronáutica levou kits odontológicos e medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, antiparasitários e antialérgicos.
Em outro ponto da cidade, na Escola Estadual Sagrada Família, o Exército Brasileiro (EB) realizou outra Aciso. No local também foram realizados atendimentos odontológicos. Para as crianças, houve uma programação especial. “Fazemos palestras educativas e preventivas, apresentamos as técnicas de escovação, levamos as crianças para fazer a escovação e depois aplicamos flúor”, informou a Tenente Dentista Tatyana Castro.
Mãe de duas filhas, a dona de casa Daniela Correa Machado, destacou os benefícios da Aciso. “Esses tratamentos são mais rápidos e com mais conforto.”
Quem foi à escola Sagrada Família, além dos atendimentos médicos e odontológicos, pôde contar com assistência nas áreas de enfermagem e de vacinação. Os visitantes também tinham acesso a uma área de facilidades onde encontravam representantes do cartório, da Junta de Serviço Militar e do Juizado Especial Cível.
As Aciso realizadas em São Gabriel da Cachoeira fazem parte das missões desenvolvidas na Ágata 7. Essa operação é realizada de forma conjunta pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Aeronáutica, sob a coordenação do Ministério da defesa (MD).


Fonte: Agência Força Aérea