domingo, 21 de julho de 2013

CREDN ouvirá o ministro da Defesa sobre a compra dos caças para a FAB Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil


Para presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados,  ‘demora na complexa negociação de modernização dos equipamentos pode gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro’


Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados ouvirá o ministro da Defesa, Celso Amorim, em agosto, em data a ser negociada com o MD, sobre a compra dos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com requerimento do presidente da CREDN, Nelson Pellegrino, “a demora na complexa negociação de modernização dos equipamentos pode gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro”.
Celso Amorim será convidado para falar à Comissão sobre o processo e a situação dos 12 Mirage 2000 que terão o contrato de manutenção encerrado. Segundo Pellegrino, “renovar a frota é uma necessidade para responder aos novos desafios da Defesa: combater o narcotráfico e o terrorismo, proteger todo o espaço aéreo e áreas sensíveis como as do pré-sal e da Amazônia, e ainda a extensa faixa de fronteira do país”.
Conhecido como FX-2, o programa está orçado em US$ 7 bilhões e prevê a aquisição de 36 caças. Três empresas disputam a licitação: a norte-americana Boeing, com o F-18; a sueca Saab, com o Gripen NG; e a francesa Dassault, com o Rafale.
“Entendemos que dois critérios são cruciais para a decisão que as autoridades brasileiras deverão tomar a respeito: o primeiro diz respeito à tecnologia do controle das aeronaves; o segundo as eventuais parcerias que os fornecedores podem estabelecer com a indústria aeronáutica nacional, permitindo agregar conhecimento e oportunidades de negócio”, afirmou Pellegrino.
Ainda de acordo com o parlamentar, “o ministro poderá nos esclarecer sobre o cronograma das negociações, de modo a tranquilizar o país quanto à proteção permanente do seu espaço aéreo”.
O Fim do mundo está mais próximo que o fim do F-X2 - HQ completa - Nunão
Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil