quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Esquadrilha da Fumaça retoma atividades em 2014

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Fotos: Ten Cocate e 3S Senareli/EDA
A equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) já está totalmente envolvida em suas atividades de retomada do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano”, após a volta de seu recesso ocorrida no dia 27 de janeiro.
Os pilotos estão realizando voos de readaptação, dois aviadores que ingressaram na equipe recentemente participam de aulas teóricas sobre o avião, chamadas de Ground School, e os mecânicos garantem a manutenção da frota que será utilizada nas atividades aéreas.
O Chefe da Seção de Operações da Esquadrilha da Fumaça, Major Álvaro Escobar Veríssimo, esclarece que, na readaptação, fase em que o piloto se familiariza novamente com a aeronave, após passar um tempo sem voá-la, está sendo realizada no EDA por meio de voos solos e em formação, prevista para terminar na sexta-feira, dia 31 de janeiro. Segundo ele, “a fase é fundamental para garantir a segurança nos voos e providenciar treinamentos necessários para o retorno das atividades aéreas”.
Já no Ground School, dois pilotos novos estão assistindo a aulas ministradas por dez instrutores da aeronave, todos integrantes da Esquadrilha. Após esse período de instrução técnica do avião, os alunos irão começar as atividades no simulador de voo da aeronave A-29, dando início às aulas práticas. O Esquadrão possui, atualmente, onze aviões, sendo que oito estão disponibilizados para a linha de voo, e quatro estão passando por manutenção realizada pelos mecânicos, também chamados de “Anjos da Guarda”.
Anjos da Guarda fazem manutenção das aeronaves
Pilotos realizam voos de readaptação
Ground School - novos Fumaceiros assistem a aulas
 teóricas sobre a aeronave A-29 Super Tucano