segunda-feira, 17 de março de 2014

Centro de Lançamento de Alcântara lança primeiro foguete de treinamento do ano

O objetivo é manter a operacionalidade das equipes do CLA e testar os veículos lançados a partir de Alcântara

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
Foto: Divulgação 
  O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde desta quarta-feira (12/3) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), que faz parte das atividades da Operação Falcão I/2014. Esse foi o primeiro lançamento do ano na unidade localizada no Maranhão. O objetivo da operação é manter a operacionalidade das equipes do Centro e testar todos os meios (antenas, radares, servidores, sistemas, softwares) que operam nos voos dos veículos lançados a partir de Alcântara. Além disso, são coletos dados para a certificação e qualificação do veículo junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão responsável pela observação e normatização de parâmetros técnicos dos veículos espaciais lançados no país, subordinado ao Comando da Aeronáutica.

Durante o voo iniciado às 13 horas (horário de Brasília), o veículo seguiu a trajetória prevista do disparo até sua queda no Oceano Atlântico. Ao todo, o voo durou  2 minutos e 46 segundos e o veículo percorreu 15,76 quilômetros em linha reta até o impacto na área prevista. O FTB alcançou 32,04 quilômetros de altitude máxima (apogeu) em 77 segundos de voo. 

A Operação Falcão I/2014 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pela Agência Espacial Brasileira por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A atividade contou com o apoio da Marinha do Brasil, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR).
Em entrevista à Radio Força Aérea FM, o Chefe da Divisão de Operações do CLA, Tenente-Coronel Sidney Miguel Lima, fala sobre a importância desse lançamento, a previsão para os próximos e a preparação para a operação com o Veículo Lançador de Satélites (VLS).