quinta-feira, 13 de março de 2014

Grêmio Estudantil do Padre Fidélis se reelege pela terceira vez

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com
                                                                                     Fotos: Renan Contrera
Diretor espera novidades do grêmio e
ajudará no que for preciso.
Pela terceira vez consecutiva a chapa “Os Revolucionários" ganham nas eleições de escolha do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Padre Fidélis. A cada ano receberam mais votos, isso demostra que os alunos, professores e funcionários tem gostado e confiado no trabalho do grêmio.  O grêmio realizou nesses anos diversos eventos sociais, viagens, jogo de interclasse, ajudando em campanhas e principalmente representando os alunos no corpo docente da escola.


O grêmio estudantil é uma organização que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes na escola. Atuando nele, os alunos defendem seus direitos e interesses e aprendem éticas e cidadania na pratica. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

"Muito bom porque realizam bastantes eventos, viagens e ajuda participar do corpo docente e de uma forma admirável" comentou Jéssica Micas aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio ao falar do trabalho desenvolvido na escola pelo o grêmio.

Mateus Lima foi o presidente nos três mandatos, a cada ano foi se adquirindo experiência. "O primeiro ano foi de experiência com a realização de viagens, eventos sociais" Diz Mateus Lima. A aprovação dos alunos foi positiva a cada ano mais voto, na eleição deste ano foi 70% dos votos válidos.

Esse ano é o mais importante para o grêmio já tem uma programação com viagens, eventos, campanhas, gincanas culturais, uma novidade o "Soletrando" para os alunos. “Neste ano vamos levar os alunos no Termas Dos Laranjais em Olímpia-SP e no Shopping em São José do Rio Preto, talvez os pais não tem condições de levar os alunos junto com família, ai o grêmio vai realizar esta viagem com a turma". Comenta Mateus sobre os planos para 2014 do grêmio.

Os alunos contam com uma radio interna só para os alunos na hora o intervalo, com musicas de todos os gostos, neste ano já realizou um ótimo carnaval em todos os períodos. “Estão sempre preocupados com as necessidades dos alunos, professores. Esta sendo um grêmio que mais realizou eventos sociais com a participação dos alunos e professores". Relata a jovem Jéssica Sant'Ana do Terceiro Ano do Ensino Médio.

A direção e coordenação da escola nestes anos deram apoio total ao grêmio. É importante a parceria da escola com grêmio, pois um ajuda o outro. O Diretor Fábio Henrique esta do lado do grêmio ajudando o grêmio no que eles necessitam. “O trabalho do grêmio é uma parceria, onde se descobri que os alunos precisam", diz Fábio Henrique.

Profº João Manoel (esquerda) e
Mateus Lima presidente do Grêmio (direita)

A escola conta com um professor especializado para mediação de conflitos o Professor João Manoel, na qual o grêmio também realizou trabalho em parceria com o Prof. João Manoel trabalhou para conscientizar sobre os conflitos para que não ocorra na escola e este trabalho deu certo. “Um trabalho que foi bem sucedido quanto na união de todos e este grêmio deu total apoio os projetos, tornando a escola referencia no protagonismo juvenil", Fala Prof. João Manoel.


O grêmio reivindicou junto à escola algumas coisas que alunos precisam para que todos os alunos, professores, funcionários tenham um ambiente melhor. Foi reivindicado vários itens, mas um foi atendido e de muita importância a reforma dos banheiros da escolas, as obras já começaram, no banheiro feminino já esta em fase de acabamento. Isso ajuda muito os alunos os banheiros estavam num estado não muito bom para uso.
Mateus mostrando como esta
ficando o banheiro.

Para 2014 o grêmio tem uma programação com viagens, eventos e muito mais. Com apoio da direção, coordenação, mediação de conflito. Para que este ano seja o melhor grêmio.