quinta-feira, 8 de maio de 2014

Acrobacia Aérea é tema de curso da Esquadrilha da Fumaça

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
Fotos: Ten Cocate/EDA
Com o intuito de aprofundar assuntos referentes à demonstração aérea, o grupo de pilotos da Esquadrilha da Fumaça participou do “Curso Teórico de Acrobacia Aérea” nos dias 29 e 30 de abril no auditório do Esquadrão. O Comandante da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou o objetivo do evento.
“O curso pretende elevar o nível de conhecimento teórico sobre acrobacias, aprimorando a formação do piloto operacional em demonstração aérea. Com as aulas, as informações constituirão um firme embasamento teórico que irá facilitar o aprendizado prático. Dessa forma, os ensinamentos transmitidos diretamente de instrutor para aluno, durante briefings e voos, serão melhor assimilados, otimizando o processo ensino-apredizagem e garantindo, consequentemente, uma maior segurança operacional de voo”. 
O curso teve como público-alvo três novos pilotos da Fumaça que ainda darão início aos treinamentos em acrobacias aéreas, além de toda a equipe de Oficiais do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O corpo docente foi composto por sete instrutores, sendo quatro deles Oficiais da Fumaça: três pilotos e um médico, que abordou o tema “Fisiologia aplicada ao voo acrobático”.
Dois representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), também foram convidados a conceder palestras relacionadas ao tema em questão. O piloto de Ensaios em Voo, Tenente-Coronel Ricardo de Lima e Souza - ex-integrante da Fumaça que voou tanto o T-27 quanto o A-29 em sua carreira - ministrou o assunto “Desempenho em curva e limites da aeronave A-29”, nivelando conhecimentos importantes na ótima exploração das capacidades do avião. Atualmente, ele está auxiliando na formação do novo piloto número 5 da Esquadrilha.
O outro convidado do DCTA foi o Major Engenheiro Fábio Almeida (foto), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que palestrou sobre a “Mecânica de Voo Aplicada ao Voo de Acrobacia”. O Major Almeida, formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Doutor em Engenharia Aeroespacial, também é piloto privado e ainda participa de campeonatos civis de acrobacias pelo Brasil.
Vários outros temas foram abordados no curso, como “Conceitos Básicos sobre Demonstração Aérea”, “Fundamentos do Voo à Baixa Altura” e “Introdução à Aviação de Pequeno Porte e Show Aéreo”. Este último foi apresentado pelo próprio Comandante da Esquadrilha, Ten-Cel Gobett, que concluiu o curso com diversos conhecimentos sobre aviação geral de acrobacias, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Ele agradeceu a colaboração de todos, certo de que o desenvolvimento deste curso será aprimorado com o passar dos anos: “estou muito satisfeito com o resultado das aulas. Sempre pensei que seria interessante sistematizar a base teórica por meio de um curso para que os pilotos pudessem obter uma preparação igualitária, de forma a tornar o conhecimento mais completo e geral, antes de partir para treinamentos práticos de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça”. 
 
 Comandante da Fumaça, Ten-Cel Gobett, fez uma apresentação introdutória do curso
Tenente Capuchinho, piloto nº 2 da Fumaça, apresentou a palestra: "Conceitos Básicos de Acrobacia Aérea"
Capitão Garcia, piloto nº 5, tratou sobre o tema "Conceitos Básicos sobre Demonstração Aérea"
"Mecânica de voo aplicada ao voo de acrobacia" foi tema da apresentação do Major Engenheiro Almeida
Tenente Médico Novaes apresentou o tema: "Fisiologia aplicada ao voo acrobático"
Major Franklin, nº 7, mostrou o assunto "Fundamentos do voo à baixa altura"
Ten-Cel Lima e Souza explicou o assunto: "Desempenho em curva e limites - Aeronave A-29"
Ten-Cel Gobett finalizou o curso com a palestra: "Introdução à aviação de pequeno porte e show aéreo"
Equipe de alunos e docentes do curso