quarta-feira, 9 de julho de 2014

Defesa promove simpósio sobre Mobilização Nacional

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br

O Ministério da Defesa vai promover, ao longo deste mês de julho, o I Simpósio de Mobilização Nacional. O evento, que acontece em Brasília, tem o objetivo de capacitar integrantes de ministérios, agências, autarquias e entidades civis para as situações de risco nas quais seja exigida a cooperação de um grande número pessoas do setor público e privado. 
Previsto na Constituição Federal, o mecanismo de Mobilização Nacional estabelece um conjunto de atividades planejadas no campo da Defesa para que o País esteja sempre pronto a realizar ações estratégicas diante de qualquer tipo de situação ameaçadora.
Foto: Jorge Cardoso
Para que isso ocorra de forma ágil e eficaz - e coordenada com o Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) - é importante que todos os setores envolvidos estejam em constante atualização.
Nesse primeiro encontro, aproximadamente 90 representantes de diversos órgãos e entidades foram convidados para participar dos debates. Serão abordados temas relevantes e atuais como: o marco legal do sistema de mobilização e seu uso como ferramenta de desenvolvimento, o mapeamento dos processos de mobilização, e fundamentos da logística militar conjunta.
Também serão apresentados dois painéis. O primeiro contará com representantes dos Ministérios dos Transportes e das Comunicações, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O segundo painel será composto por integrantes dos Ministérios da Saúde; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e também conta com a atuação da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa.
As palestras serão ministradas por especialistas da Escola Superior de Guerra (ESG) e das Chefias de Operações Conjuntas e de Logística.

O encontro contará com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o chefe de logística do MD, brigadeiro Gerson Machado, o subchefe de mobilização, almirante Roberto Koncke Fiuza e o diretor do campus Brasília da ESG, brigadeiro Delano Teixeira Menezes.

SERVIÇO 
1º Simpósio de Mobilização Nacional
Local: Edifício-sede do Ministério da Defesa 
Abertura: dia 15/07 às 9h às 13h 
Período: de 15 a 17/07 e de 22 a 23/07