sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Esquadrilha da Fumaça agita “Domingo Aéreo” da Academia da Força Aérea

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br

Cerca de 50 mil espectadores tiveram a oportunidade de assistir à decolagem de sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça durante o “Domingo Aéreo”. Essa foi a primeira vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea decolou para treinamento com fumaça diante de um grande público. O evento foi realizado pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), no último dia 17 de agosto.
Participante do “Domingo Aéreo”, o estudante Vítor Scareli explicou que veio de Piracicaba somente para ver as atrações. “Eu gosto muito de aviação. Meu pai faz narrações de shows aeronáuticos, e eu sempre o acompanhei, fato que me fez apaixonar pelo trabalho da Aeronáutica. O que mais gostei foi a decolagem dos aviões da Esquadrilha. A fumaça e o barulho dos aviões deixaram o espetáculo ainda mais bonito”. 
Mesmo com o final do evento, a estudante Letícia Rodrigues ainda se matinha perto do gradil, admirando as aeronaves em exposição. “Adoro aviação. E gosto mais ainda da Fumaça, pois a acompanho há anos. Desta vez, o show foi ainda melhor com sete aeronaves voando juntinhas e soltando fumaça. Foi lindo”. 
O piloto da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Daniel Garcia Pereira, comentou como se sentiu privilegiado em ter participado do voo. “Fiquei muito feliz de fazer parte da equipe que voou pela primeira vez com sete aeronaves para um grande público. Pudemos mostrar um pouco do que a Fumaça está realizando, já que estamos no processo de implantação do avião A-29”. E acrescentou: “dentre os eventos da Força Aérea Brasileira - FAB, podemos dizer que o Domingo Aéreo na guarnição de Pirassununga é um dos mais importantes em todo o Brasil, justamente porque aqui é o Ninho das Águias, onde são formados os líderes da FAB”. 
Público infantil 
O Esquadrão reservou mais duas surpresas para público do Domingo Aéreo. Foram elas: o painel de um piloto da Fumaça, em que os visitantes puderam ter a oportunidade de colocar o rosto para tirar fotos, e o “Fumacinha”, personagem da “Turma do Fabinho” voltado para interagir com crianças, tornando-as mais próximas da Força Aérea Brasileira. Apesar das atrações serem voltadas para o público infantil, muitos adultos também aproveitaram para vivenciar, por meio de fotografias, a oportunidade de vestir o macacão de um piloto do EDA e também interagir com o Fumacinha.
  
Domingo Aéreo apresentou 48 mil espectadores
Personagem "Fumacinha" anima público infantil
Pilotos da Fumaça se dirigem às aeronaves
Mecânicos auxiliam os pilotos para a decolagem
Público aguardando decolagem
 
Esquadrilha voa com sete aeronaves para o grande público
Pouso das aeronaves do Esquadrão
Pilotos interagem com público do Domingo Aéreo 
Oficiais da Fumaça próximos ao toten da Esquadrilha