Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br
O Ministério da Educação divulgou na data de ontem (05 de janeiro) os editais e as datas para inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Muitos jovens esperam a abertura das inscrições para garantirem uma vaga na universidade.
Imagens.: Internet
Os candidatos a vagas na educação superior pública por meio do Sisu farão a inscrição a partir do dia 19 de janeiro, o prazo vai até às 23h59 do dia 22 de janeiro como estabelece edital publicado. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Os resultados serão divulgados no dia 26 do mesmo mês, em uma única chamada, não haverá cobrança de taxa de inscrição, o candidato poderá consultar as vagas que em breve será disponibilizado.
As inscrições será restrita para os alunos que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e que não tenha tirado nota zero na redação. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgados diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matriculas nas instituições, resultados e lista de espera.
As inscrições devem ser feitas na
página do Sisu. E o edital que define o processo de seleção poder ser encontrado
aqui.
Para o ProUni as inscrições será a partir do dia 26 de janeiro ate as 23h59 do dia 29, de acordo com o edital. O programa terá duas chamadas on-line, a primeira em 2 de fevereiro e a segunda no dia 19 de fevereiro, ambas pelo site do programa.
O candidato para o ProUni deverá ter realizado o Enem de 2014 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não ter tirado nota zero na redação. Na inscrição será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Criado em 2004 pelo Governo Federal o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até salários mínimos por pessoa.
Inscrições devem ser feitas na pagina do
ProUni na internet. E no site você encontra o edital para tirar as duvidas.
Fonte; Ministério da Educação