domingo, 8 de fevereiro de 2015

Marinha do Brasil tem novo Comandante

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com.br


Alte Esq Leal Ferreira, Ministro da Defesa
 e Alte Esq Moura Neto durante a cerimônia
Foi realizada no ultimo dia 6 de fevereiro no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, a cerimônia de assunção de cargo de Comandante da Marinha. Na ocasião, o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto passou o comando para o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e contou com a presença de autoridades militares e civis, tais como: o ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam; o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio; os Ministros de Relações Exteriores, da Previdência Social, do Desenvolvimento Agrário e do Gabinete de Segurança Institucional; bem como de embaixadores de diversos países.



O novo Comandante ingressou na Marinha em 1971 e foi declarado Guarda-Marinha em 1974. Em seus mais de 40 anos de carreira, recebeu diversas condecorações e desempenhou importantes cargos de comando e direção, das quais destacam-se: o Aviso de Instrução “Aspirante Nascimento”; a Corveta “Frontin”; a Fragata “Bosísio”; o 2º Esquadrão de Escoltas; Capitão dos Portos do Rio de Janeiro; o Centro de Instrução Almirante Alexandrino; a Escola Naval; o 7º Distrito Naval; a diretoria de Portos e Costas; o Comando-em-Chefe da Esquadra; e a Escola de Guerra Naval, instituição vinculada ao Ministério da Defesa.


O Almirante Moura Neto, em sua Ordem do Dia, agradeceu a confiança dispensada em seus oito anos de comando. “Os desafios foram muitos, mas tendo como sustentação a lealdade e o profissionalismo de meus comandados, consegui ter ímpeto para enfrentá-los e coragem para tomar algumas difíceis decisões para sobrepujá-los”, explanou.