quinta-feira, 2 de junho de 2016

Corpus Christi é celebrado nas Paroquias da cidade

Renan Contrera                                               Foto: Paroquia São João Batista e São Cristóvão


Em gesto concreto, fiéis doaram diversos
alimentos 
que serão doados
 para famílias carentes
Na ultima quinta-feira, 26 de maio, as duas Paroquias de nossa cidade celebraram Corpus Christi que significa Corpo de Cristo. As celebrações foram com missas e procissão nas igrejas, que reuniram um grande número de fiéis. Nos últimos anos os tapetes que eram confeccionados com serragem e outros materiais deram lugar a tapetes feito com bordados e outros.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, é uma festa religiosa da Igreja Católica e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia. Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. É celebrado com missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde foi conduzido pelos párocos de cada paroquia, o Santíssimo Sacramento que foi acompanhado por multidões de fiéis em cada paroquia.

Na Paroquia São João Batista e São Cristóvão celebrou a missa às 08h00 da manhã em seguida a procissão que passou pelas ruas envolta da igreja, em determinadas casas foram feitas paradas com reflexões, nestas casas tinham cartazes produzidos por alunos da catequese. Em gesto concreto, fiéis doaram diversos alimentos, e mais de 50 cestas básicas que serão doados para famílias carentes.
Foto: Renan Contrera
As ruas que estavam enfeitadas com um grande
tapete que contava com bordados que foram
doados pela comunidade
Já a Paroquia Nossa Senhora da Conceição realizou missa às 16h00 e em seguida a procissão envolta da igreja, as ruas que estavam enfeitadas com um grande tapete que contava com bordados, toalhas, tapetes, crochês e outros que foram doados pela comunidade para a procissão. Ao todo foram arrecadados 994 peças e mais de 600 litros de óleos que enfeitaram as ruas que passa envolta da Igreja, na área central da cidade.

Os tapetes, bordados, toalhas, “puxa-saco” e outros serão vendidos em uma feira a ser realizada nos dias 11 e 12 de junho no Salão Paroquial. E o dinheiro arrecadado com as vendas será destinado a atividades sociais da Paroquia. E os óleos foram passados para doações.

A mudança dos tapetes que eram confeccionados com serragem, pó de café, tampas de garrafa de cerveja e outros materiais, além de se passar toda a madrugada fazendo e após a procissão todo o trabalho e a beleza dos tapetes eram perdidos. Com este novo método, todos da comunidade podem ajudar doando as peças para o tapete e posteriormente adquirirem os bordados e ainda ajudando as obras sociais da igreja.

Confira mais imagens da missa e procissão na Paroquia Nossa Senhora da Conceição