sábado, 24 de setembro de 2016

Acontece hoje mais uma edição da festa de San Gennaro em Tanabi

Renan Contrera


Será realizada neste sábado, 24 mais uma edição da Festa de San Gennaro pela Paroquia Nossa Senhora da Conceição de Tanabi que é tradicional na cidade. A parte religiosa terá inicio as 17h00 com missa e após a missa a festa no Salão Paroquial. E a principal finalidade é festa é a confraternização e diversão com as musicas e danças italianas.

Criada em 1999 a Festa de San Gennaro pela Paroquia Nossa Senhora da Conceição, o principal motivo foi pela grande quantidade de fiéis de origem italiana e há 17 anos foi proposta uma festa na comunidade aberta para que todas as origens e credos participassem. E para esta confraternização terá comida italiana e muita musica e dança.
Colaboração: Lourdes Ovidio
Integrantes da paroquia durante o
preparo do nhoque
A festa começa às 17h00 com a missa na matriz onde são esperadas cerca de 400 pessoas e a festa será após a missa no Salão Paroquial onde são esperadas 1.200 pessoas. As comidas são típicas da Itália como macarrão, pizza, polenta mole e frita, porpeta, berinjela, nhoque e sorvete. Além de vinho, cerveja e refrigerante.

“Os pratos são servidos em porções individuais em barracas que como o salão são enfeitadas com as cores da bandeira italiana”, disse Lourdes Ovidio, integrante da comissão organizadora da festa.

Os paroquianos têm preparado todas as comidas durante a semana para adiantar, e um mutirão esta sendo feito para deixar tudo preparado para a grande festa deste sábado, por exemplo, 340 kg de mandioca se transformaram em nhoques que será servido com molho de tomate.

Para participar da festa convites foram vendidos antecipados e também pode ser comprados na hora da festa. A renda será revertida para as ações da igreja.


“A finalidade da festa é confraternização dos paroquianos e convidados, muito animada com músicas e dança italiana”, definiu Lourdes.