sábado, 22 de outubro de 2016

Dom Moacir passou por Tanabi antes da missa de posse e instalação da Diocese de Votuporanga

Renan Contrera
Fotos: Renan Contrera
Dom Moacir chegando na Paroquia
Nossa Senhora Conceição
A data de hoje, 22 para os católicos de nossa região é de festa, pois foi instalada e foi empossado o primeiro Bispo da Diocese de Votuporanga que foi criada no inicio do segundo semestre deste ano pelo Papa Francisco. Como norma da Igreja Católica, o novo bispo tem que passar na primeira cidade da nova Diocese e Tanabi foi à primeira cidade em que Dom Moacir Aparecido de Freitas passou com uma comitiva de autoridades eclesiásticas. Também estiveram na Paroquia Nossa Senhora da Conceição autoridades políticas de Votuporanga e a Prefeita Bel Repizo.

Em missa na cidade de Votuporanga foi instalada a Diocese de Votuporanga e tomou posse o primeiro Bispo daquela Diocese Dom Moacir Aparecido de Freitas, mas antes desta missa o Dom Moacir cumpriu uma das normas da Igreja que antes do Bispo tomar posse da nova Diocese ele tem que passar na primeira cidade da Diocese e Tanabi foi esta cidade.

Dom Moacir estava acompanhado do Dom Moacir da Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo da Diocese de Rio Preto; Dom José Reginaldo Andrietta, Bispo da Diocese de Jales.

Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto

Dom Moacir e comitiva foram recepcionados na entrada da cidade por fiéis que em carreta foram para a Paroquia Nossa Senhora da Conceição onde foi recebido pelo Padre Luiz Antônio Gouvêa, Diácono Antônio, pela Prefeita Maria Isabel Lopes Repizo, Prefeito de Votuporanga Junior Marão e autoridades politicas de Votuporanga.

Já no interior da Igreja, os Bispos fizeram uma oração na capela do Santíssimo Sacramento, depois foram para o altar onde foram apresentados para a comunidade que os presentearam com algumas lembranças.

Dom Moacir da Silva, Dom Moacir Aparecido e Dom Tomé falaram aos fiéis que lotaram a Igreja Matriz e para finalizar a visita Dom Giovani deu uma benção aos fiéis.

Depois a comitiva seguiu para Votuporanga onde teve a missa da instalação e a posse de Dom Moacir Aparecido de Freitas como o primeiro Bispo da Diocese de Votuporanga. (Veja em outra reportagem)

Fiéis das Paroquias Nossa Senhora da Conceição, São João Batista e São Cristóvão lotaram
a Matriz para conhecer o novo Bispo Dom Moacir
Criação
Criada em 20 de julho deste ano pelo Papa Francisco, criou a Diocese de Votuporanga, o território para esta nova Diocese foi desmembrado das Dioceses de Jales e Rio Preto, na qual é composta por 28 paróquias e 25 municípios, abrangendo uma área de 7.694km2.

A Diocese de Votuporanga conta com 33 padres diocesanos e um religioso, 12 seminaristas, 4 religiosas e 4 diáconos permanentes.

Dom Moacir Aparecido de Freitas
Dom Moacir Aparecido de Freitas nasceu em 22 de agosto de 1962 em Ibirá. Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1981-1983) e Teologia na Pontifica Universidade Católica de Campinas (1984-1897).

Ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1987 e incardinado na Diocese de São Carlos. Desempenhou diversas funções no decorrer como: Vigário; Pároco; Diretor Espiritual do Seminário Maior de Teologia; Vigário Episcopal; Assessor Diocesano da Catequese e outras funções.

Desde 1993 era Pároco da Paróquia Santa Teresa em Ibitinga-SP.


Reportagem sobre a missa será publica após as informações e imagens assim que forem divulgadas.