sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Tanabi será a primeira cidade em que primeiro Bispo da Diocese de Votuporanga irá passar

Renan Contrera


Amanhã, 22 Tanabi receberá o Dom Moacir Aparecido de Freitas, que será o primeiro Bispo da nova Diocese, a de Votuporanga. Juntamente com ele outras autoridades eclesiásticas passaram por Tanabi. No mesmo dia Dom Moacir irá assumir a nova Diocese criada em julho deste ano. Este momento será histórico para a nossa cidade, pois estará em nossa cidade o representante do Papa Francisco no Brasil em Tanabi.
Foto: CNBB
Dom Moacir, o primeiro Bispo
da Diocese de Votuporanga
Como norma da Igreja Católica, o Bispo ao assumir a nova Diocese ele tem que passar na primeira cidade da Diocese e depois seguir para a cidade sede da Diocese. E Tanabi é a primeira cidade da nova Diocese de Votuporanga. E neste sábado, 22 o Dom Moacir Aparecido de Freitas, recém ordenado a Bispo assumirá a nova Diocese as 16h em Votuporanga, mas antes disso passará por Tanabi.

E nesta visita o Dom Mociar estará acompanhado do Dom Giovanni D’aniello, Núncio Apostólico. O Núncio Apostólico é o representante do Papa Francisco no Brasil. Também fará parte da comitiva o Bispo de Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva; Dom Moacir Silva, Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto na qual a Diocese de Votuporanga faz parte.

Segundo informações do Padre Luiz Antônio Gouvêa Pároco na Paroquia Nossa Senhora da Conceição, a passagem esta prevista para as 14h na Igreja Matriz da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, Dom Moacir Aparecido será acolhidos pelos fiéis católicos com uma musica que foi escrita para este momento, depois Dom Moacir irá dar uma benção e provavelmente Dom Giovanni irá fazer uso da palavra.

Será tudo bem simples e rápido porque Dom Moacir e comitiva sairão de Tanabi com destino à Votuporanga onde às 16h Dom Moacir toma posse da nova Diocese. No sábado não haverá missa, somente a acolhida do novo Bispo e a benção.

Esta passagem será histórica para a Paroquia Nossa Senhora da Conceição bem como para a nossa cidade, porque receberá a visita do Núncio Apostólico na cidade.

Diocese de Votuporanga                                          Foto: Paroquia Nossa Senhora Aparecida
A nova Catedral em Votuporanga
Em 20 de julho deste ano foi anunciada pela Igreja Católica a criação da nova diocese da igreja, a de Votuporanga, o território foi desmembrado das Dioceses de São José do Rio Preto e Jales.

A Diocese de Votuporanga será composta por 28 paroquias de 25 cidades, abrangendo uma área de 7.694km. Dos 230 mil habitantes, 172 mil católicos. Com 33 sacerdotes diocesanos e um religionso, 12 seminaristas, 4 religiosas e 4 diáconos permanentes.

Dom Moacir Aparecido de Freitas
Dom Moacir Aparecido de Freitas nasceu em 22 de agosto de 1962 em Ibirá. Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1981-1983) e Teologia na Pontifica Universidade Católica de Campinas (1984-1897).

Ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1987 e incardinado na Diocese de São Carlos. Desempenhou diversas funções no decorrer como: Vigário; Pároco; Diretor Espiritual do Seminário Maior de Teologia; Vigário Episcopal; Assessor Diocesano da Catequese e outras funções.

Desde 1993 era Pároco da Paróquia Santa Teresa em Ibitinga-SP.


Fontes: Rádio Vaticano e site da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga-SP