segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Família mantem tradição do Dia de Santos Reis com celebração de missa

Renan Contrera

Seguindo a tradição a família Nascimento organizou mais uma celebração no Dia dos Santos Reis, celebrado no dia 06 de janeiro. Diversos fiéis foram na missa que foi celebrada após apresentações de companhias de Folias de Reis.
Fotos: Daiane Ribeiro
Fiéis de várias partes da cidade foram ate a missa
 Para os católicos o dia 06 de janeiro é de festa, pois celebram o Dia dos Santos Reis, que segunda a história os Reis Magos esperavam pelo Salvador. A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram a casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe, porque José já tinha providenciado uma moradia. Ali os reis magos após adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. – informações retiradas do site Raízes Espirituais.

O Sr. Julio José do Nascimento foi fundador da companhia Estrala do Oriente, sendo um grande incentivador da Folia de Reis em Tanabi e cidades vizinhas. Ele que cuidava da capela, a tradição se mantém viva pelos filhos que cuidam da Capela e organizam as celebrações.

Tradição
Antes da missa teve apresentações de Folia de Reis
O Sr. Julio José do Nascimento, conhecido tradicionalmente, por “Julio Baiano”, homem de muita fé e devoto de Santos Reis. Onde na década de 60/70, adquiriu uma casa na Rua Capitão Bonfim, ao lado da Capela dedicada aos Três Reis Santos.

“Meu avô foi um grande organizador de Companhias de Reis, era um homem de muita fé e devoção, com muito carinho manteve a tradição sempre a frente dos Foliões, além de promover e organizar as atividades todos os anos no dia 06 de Janeiro (Dia de Reis), ele ainda cantava com as companhias, tocava instrumentos como viola, cavaquinho, violão entre outros.” Diz Daiane do Nascimento, neta do Julio Baiano como era conhecido.

Seu Julio junto com a esposa, Maria do Nascimento decidiram dedicar o seu tempo com muito zelo e atenção a pequena Capela, promovendo Encontro de Bandeiras, chegada de Folia de Reis e outros momentos.

Filhos do Sr. Julio Baiano com o Padre Chico
( o terceiro da esquerada para a direito)
que celebrou a missa no ultimo dia 06-01
Nós filhos, desde pequenos, acompanhávamos todos os preparativos, observando todo o cuidado que ele tinha com cada momento, a alegria de celebrar e confraternizar com todos os Foliões o dia 06 de janeiro, o grande incentivo que ele dava as novas companhias de Folias de Reis,  na participação de Encontros de Folia de Reis, aqui na cidade e também fora de Tanabi.” Comenta Odair do Nascimento, filho de Julio Baiano.

A companhia que ele esteve à frente foi a Estrala do Oriente, mas também ajudava nas outras da cidade. Nos dias de hoje, os filhos tentam manter viva a tradição e preservar com amor e carinho tudo que ele fazia.

Os filhos do Sr. Julio Jose do Nascimento são:
Aparecida do Nascimento, Elisabeth do Nascimento, Osmar do Nascimento, Olavo do Nascimento, Osvaldo do Nascimento e Odair do Nascimento.