quinta-feira, 23 de março de 2017

Professores municipais realizaram manifestação pelas ruas da cidade

Renan Contrera                                                      
 Fotos: Renan Contrera
A manifestação passou pelas
principais ruas da cidade
Os professores da rede municipal de ensino realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade pela falta de pagamento do bônus do FUNDEB  e pela ação que a Prefeitura entrou para a retirada do bônus. A manifestação foi pacifica, sendo acompanhada pela Policia Militar em todo o trajeto.

No final da tarde desta quinta-feira, 23 os professores da rede municipal percorreram as principais ruas da cidade manifestando pelo não pagamento do bônus do FUNDEB, pois na Lei Municipal nº2.200/2008, criando a bonificação por desempenho de produtividade para professores, coordenadores e diretores do FUNDEB, tendo como parâmetro a avaliação do IDEB para o município.

O bônus referente ao ano de 2016 era para ter sido pago ate dezembro do ano passado, como diz na Lei, mas ainda não foi pago.

Outra insatisfação dos professores foi com a ação direta de inconstitucionalidade, do dia 20 de março contra a Lei Municipal nº2.200/2008 que cria o bônus. Ao pesquisar o processo digital, diz que o “autor alega que a lei afronta os princípios constitucionais da moralidade, razoabilidade, impessoalidade, eficiência e do interesse publico...” .
A manifestação se encerrou
na Praça João de Melo Macedo

E requer, liminarmente, a suspensão da eficácia da norma e ao final a declaração da inconstitucionalidade.

Durante a manifestação os professores cantaram o Hino Nacional em frete da Prefeitura e finalizou na Praça João de Melo Macedo onde alguns professores discursaram.

Pagamento

Em uma matéria publicada no dia 16 de março, no site oficial da Prefeitura Municipal diz que no dia 13 do mesmo mês, uma reunião foi realizada entre o Executivo, Secretária de Educação, sindicato e alguns vereadores. Segundo a matéria, ficou acertado que os professores receberão o bônus em 08 parcelas. – Leia aqui matéria do site da Prefeitura.