quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ORDEM DO DIA - DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Renan Contrera 
renancontrera@hotmail.com








“PROGREDIR É NÃO REPETIR A HISTÓRIA, MAS FAZER UMA NOVA, CONVICTO DE QUE O DESPERDÍCIO DA VIDA ESTÁ NA FORÇA E NA INTELIGÊNCIA QUE NÃO USAMOS, NA PRUDÊNCIA EGOÍSTA QUE NADA ARRISCA E QUE CERCEIA A VONTADE INDOMÁVEL DE ROMPER OS LIMITES DO CONHECIMENTO”.

TORNANDO REALIDADE ESTAS PALAVRAS, ALBERTO SANTOS-DUMONT ACREDITOU EM SUAS POTENCIALIDADES, JAMAIS SE RENDEU AO DESÂNIMO OU AO CONFORMISMO DE SUA ÉPOCA. FEZ DO SEU MAGNÍFICO SONHO O ALVORECER DE UMA VERDADEIRA EPOPÉIA.

NA ARENA DA LUTA ENTRE O DESISTIR E O OUSAR, O DIA 23 DE OUTUBRO DE 1906 FICOU MARCADO PELA VITÓRIA DA PERSISTÊNCIA E DA CRIATIVIDADE SOBRE AS LIMITAÇÕES DO USO DA TERCEIRA DIMENSÃO.

O MUNDO, ATÔNITO E ESPERANÇOSO, VIU O 14-BIS LEVANTAR O PÓ DA TERRA E VOAR, IRROMPENDO O VERDE PRADO DE BAGATELLE, ENTRE O RIO SENA E AS ROSAS. MAJESTOSAMENTE, O ESPLENDOROSO PÁSSARO BRANCO ENVOLVEU TODO O AMBIENTE E SUAVEMENTE TOCOU O CHÃO E CAMINHOU PELA RELVA.

SINGRANDO O ESPAÇO COMO AS AVES, NÃO DEIXOU VESTÍGIO DO SEU ROTEIRO, FEZ APENAS OUVIR O RUMOR DE SUAS ASAS, AÇOITANDO A BRISA LEVE E ABRINDO, À FORÇA, O SEU CAMINHO NO AR.

“É O MEU SONHO QUE SE REALIZA”.

ALBERTO SANTOS-DUMONT, O HOMEM-INVENTOR, PILOTO DE ESPÍRITO ALTRUÍSTA, EM TUDO OUSOU BUSCAR A FACE DO DESCONHECIDO.

SUA ALMA APRESENTAVA INEQUÍVOCOS TRAÇOS DE FORTALEZA MORAL. NELA, AS CINTILAÇÕES DO GÊNIO EMPOLGAVAM TODO O SER. AMAVA INCONDICIONALMENTE A PÁTRIA BRASILEIRA.

ANTES MESMO DE O SOPRO DIVINO ANIMÁ-LO A DESPRENDER-SE DOS HORIZONTES ESTREITOS E AVIZINHAR-SE DOS PÁRAMOS ESTRELADOS, O BRASILEIRO DE MINAS GERAIS, EM SIMPLES GESTOS, MAS DE FIRMES ATITUDES, DIGNAS DE UM DOUTO DA CIÊNCIA, JÁ PREVIA QUE SEU PÁSSARO, NO FUTURO, IRIA CONDUZIR E APROXIMAR EM SUAS ASAS OS HOMENS E AS MULHERES DE TODOS OS CONTINENTES.

AO DOAR-NOS UMA DIMENSÃO QUE PARECIA INATINGÍVEL, ASSEVERAVA QUE SUA OBRA TERIA UMA GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE AS GERAÇÕES DO PORVIR.

EM SEUS PENSAMENTOS, O PAI DA AVIAÇÃO EXCLAMAVA: “É COM ENTERNECIDO CONTENTAMENTO QUE EU ACOMPANHO O DOMÍNIO DOS ARES PELO HOMEM. A CONQUISTA DO AR SIGNIFICA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS NO ESPAÇO E SEM LIMITES NO TEMPO”.

DECORRIDOS MAIS DE CEM ANOS DA DATA EM QUE O MARECHAL-DO-AR ALBERTO SANTOS-DUMONT, PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA, BRINDOU-NOS COM A POSSIBILIDADE DE APRECIAR, MAIS DE PERTO, A COREOGRAFIA LUMINOSA DAS ESTRELAS, VEMOS, NITIDAMENTE, QUE O “HOMEM- MITO” SABIA O EXATO ESBOÇO DO QUADRO QUE SERIA DESENHADO NA AVIAÇÃO MODERNA.

HOJE, O MUNDO EXPERIMENTA UM VERTIGINOSO CRESCIMENTO DAS INFRAESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS, DA INDÚSTRIA AEROESPACIAL, SOBRETUDO UM ROBUSTO AVANÇO DO PODER DISSUASÓRIO ENTRE AS NAÇÕES, SINALIZADO POR MODERNOS ARTEFATOS DE DEFESA.

NESSE CENÁRIO, O BRASIL CONTA COM UMA COMPLEXA MALHA AEROVIÁRIA, UMA FROTA AÉREA DE CONSIDERÁVEL PORTE E UMA SÓLIDA E EFICAZ ESTRUTURA DE SUPORTE EM PROVEITO DA SEGURANÇA DE VOO.

INTERAGINDO FORTEMENTE COM TODAS AS VERTENTES DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO NACIONAL, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA TEM LEVADO A BOM TERMO O ANSEIO DE ADEQUAR-SE À DINÂMICA IMPOSTA PELA IRREFREÁVEL EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA.

COMO RESULTADO, CONSEGUIMOS CONSTRUIR E OPERAR UM SISTEMA DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO PERFEITAMENTE INTEGRADO, RECONHECIDO POR ÓRGÃOS INTERNACIONAIS COMO UM DOS MAIS CONFIÁVEIS DO MUNDO, ALCANÇANDO O ÍNDICE DE 95% DE CONFORMIDADE, À FRENTE MESMO DE PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS.

ESSA CONQUISTA, CONSUBSTANCIADA PELO PROFISSIONALISMO E PELA CAPACIDADE TÉCNICA DOS HOMENS E MULHERES QUE ENVERGAM O AZUL, É MOTIVO DE ORGULHO, MAS, AO MESMO TEMPO, REPRESENTA UM CONSTANTE DESAFIO E UMA ENORME RESPONSABILIDADE.

CÔNSCIOS DESSE COMPROMISSO COM A NAÇÃO, NO ÚLTIMO DIA 15 DE SETEMBRO, INICIAMOS A OPERAÇÃO DO SISTEMA SAGITÁRIO. UM SOFTWARE, GENUINAMENTE NACIONAL, CAPAZ DE PROCESSAR DADOS DE DIVERSAS FONTES DE CAPTAÇÃO, COMO RADARES E SATÉLITES, E CONSOLIDÁ-LOS EM UMA ÚNICA APRESENTAÇÃO VISUAL PARA OS CONTROLADORES, REDUNDANDO EM APRIMORAMENTO INCONTESTÁVEL AO JÁ RECONHECIDO NÍVEL DE SEGURANÇA DAS ATIVIDADES AÉREAS NO BRASIL.

NO CAMPO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA, A RECENTE CELEBRAÇÃO DE COMPLEMENTO AO CONTRATO DE DESENVOLVIMENTO DA AERONAVE KC-390, DEVIDAMENTE AUTORIZADO PELA EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEF, ALÉM DE CONFERIR IMPULSO AO CRESCIMENTO DE NOSSAS CAPACIDADES, AMPLIARÁ O POTENCIAL DA INDÚSTRIA NACIONAL DE DEFESA PARA A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS COM ALTO VALOR AGREGADO, REFLETINDO-SE, DIRETAMENTE, NA GERAÇÃO DE EMPREGOS COM ELEVADA QUALIFICAÇÃO.

EIS A FORÇA AÉREA QUE AVANÇA RUMO AO FUTURO.

QUE NO CUMPRIMENTO DE SUA DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL DE SALVAGUARDAR O PATRIMÔNIO E A SOBERANIA DESTA MARAVILHOSA TERRA DE SANTA CRUZ, APRIMOROU SUA CAPACIDADE DE CONDUZIR OPERAÇÕES MILITARES EM CONJUNTO COM AS FORÇAS COIRMÃS, EM AMBIENTES DIURNO E NOTURNO, COM O EMPREGO DE AERONAVES E ARMAMENTOS INTELIGENTES E DE ALTA PRECISÃO, INCLUINDO-SE OS MODERNOS VEÍCULOS AÉREOS NÃO-TRIPULADOS.

QUE NA VIGILÂNCIA DAS RIQUEZAS DO PRÉ-SAL, ATUALMENTE UMA DAS MAIS SENSÍVEIS ÁREAS DO NOSSO MANANCIAL MARÍTIMO, OPERA AERONAVES P3-AM ORION, UM MARCO TECNOLÓGICO EM APLICAÇÕES ESTRATÉGICAS, QUE NOS COLOCA EM CONDIÇÕES PRIVILEGIADAS NO DESEMPENHO DAS MISSÕES DE PATRULHA DO ATLÂNTICO SUL.

NESTE EXATO MOMENTO, NO CUMPRIMENTO DA INALIENÁVEL TAREFA DE MANTER A INVIOLABILIDADE DO ESPAÇO AMAZÔNICO, HOMENS E MULHERES, INSÓLITOS EM SUAS CARLINGAS, CRUZAM O IMENSO AZUL DE TANTOS FUSOS, GARANTINDO A INCOLUMIDADE DAS FRONTEIRAS REMOTAS. NO LEME DE SUAS AERONAVES, UMA BANDEIRA VERDE E AMARELA ANUNCIA COM QUEM ESTÁ SUA LEALDADE E PARA ONDE SE VOLTAM SEUS CORAÇÕES.

NESTE ENSEJO, VEM À MEMÓRIA AS NUMEROSAS COMUNIDADES ATENDIDAS EM NOSSOS HOSPITAIS DE CAMPANHA, NAS SITUAÇÕES DE CALAMIDADE OU NAS CONTÍNUAS AÇÕES CÍVICO-SOCIAIS, GRAÇAS À VALOROSA DEDICAÇÃO DOS GUERREIROS DA SAÚDE DA AERONÁUTICA.

EM TODOS OS CHAMADOS DO POVO BRASILEIRO, EM UNÍSSONO, ACOSTUMAMO-NOS A OUVIR: “EU SABIA QUE VOCÊS VIRIAM”.

SEM ESPERAR QUALQUER RELEVO, OS SOLDADOS DO AR MARCHAM RESOLUTOS, PARA LOCAIS INÓSPITOS E INACESSÍVEIS, OFERTANDO O MELHOR DE SUAS VIDAS, LEVANDO SOCORRO, ASSISTÊNCIA E ESPERANÇA ÀS PESSOAS ISOLADAS E AFLIGIDAS POR SEUS SOFRIMENTOS.

ELES MATERIALIZAM A IMPRESCINDÍVEL PRESENÇA DO ESTADO BRASILEIRO. ENVERGAM EMBLEMAS QUE CONTAM UMA HISTÓRIA DE BRAVURA E HEROÍSMO. ONDE ELES ESTÃO, ESTÁ A PRÓPRIA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. ONDE ESTÁ A FORÇA AÉREA, ESTÁ O BRASIL.

MEUS CAROS COMANDADOS!

MAIS DO QUE NUNCA, A CONJUNTURA ECONÔMICA MUNDIAL IMPÕE-NOS A ADOÇÃO DE UMA ADMINISTRAÇÃO AUSTERA EM TODOS OS NÍVEIS, RACIONALIZANDO PROCEDIMENTOS, REDUZINDO CUSTOS, BUSCANDO, INCESSANTEMENTE, SOLUÇÕES VERSÁTEIS, ABRANGENTES E INOVADORAS, QUE PROMOVAM UMA INTERFACE AMIGÁVEL COM OS NOVOS CONCEITOS DE EMPREGO DE FORÇAS ARMADAS.

NESSE SENTIDO, A ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA TROUXE EM SEU BOJO A CLARA DETERMINAÇÃO DA COMANDANTE SUPREMA E DO MINISTÉRIO DA DEFESA EM DOTAR AS FORÇAS ARMADAS COM EQUIPAMENTOS CAPAZES DE SUPORTAR AS ASSIMETRIAS DO MUNDO MODERNO E DOS CONSEQUENTES DESAFIOS IMPOSTOS À MANUTENÇÃO DA PAZ.
PENSAR GRANDE!

ESTE É O LEMA QUE DEVE NORTEAR NOSSA FORÇA AÉREA EM DIREÇÃO AOS MAIS LEGÍTIMOS ANSEIOS DE UMA NAÇÃO, ALINHADA COM O IDEAL DE QUE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMOLDURADO POR UMA EXUBERANTE DEMOCRACIA, NÃO PODE PRESCINDIR DE SUA INDISSOCIÁVEL SOBERANIA.

ESSA É A FORÇA AÉREA QUE EM SEUS 70 ANOS DE EXISTÊNCIA, COMPLETADOS COM OS 80 ANOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL SEGUE UNIDA E COESA, PROTEGENDO OS INTERESSES MAIORES QUE PLASMAM A NAÇÃO BRASILEIRA, FORTALECIDA PELOS EXEMPLOS DE CIDADANIA E HONRADEZ QUE NOS FORAM LEGADOS POR ALBERTO SANTOS-DUMONT.

AO MANISFESTAR MEU IRRESTRITO RECONHECIMENTO, ELEVADO RESPEITO E PROFUNDO ORGULHO EM COMANDÁ-LOS, QUERO PARABENIZAR OS AVIADORES E AERONAUTAS DO BRASIL, EM ESPECIAL OS HOMENS E MULHERES QUE DÃO VIDA À FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

QUE DEUS NOS ABENÇOE, PROTEGENDO E ILUMINANDO OS CAMINHOS, RUMO A UM PORVIR DIGNO DO NOSSO QUERIDO BRASIL.

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

Comandante da Aeronáutica

Fonte: Força Aérea Brasileira