sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dilma Roussef preside cerimônia da Ordem do Mérito Aeronáutico em Brasília.

Cento e noventa e seis pessoas receberam a mais importante condecoração concedida pela Aeronáutica.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com

                                 Fotos:Divulgação/Força Aérea Brasilera
Dilma Roussef presidiu na quarta-feira, 26, na Base Aérea de Brasília, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico, a maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) a militares e civis em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao país.
A solenidade de entrega da medalha a 196 pessoas faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados no dia 23 de outubro. Na mensagem dirigida ao efetivo da FAB, a presidenta da República Dilma Roussef destacou que a Força Aérea é uma instituição dinâmica e resoluta no cumprimento de suas altas responsabilidades, alinhada com os objetivos maiores da Nação. “Uma instituição que tem compromisso inegociável, junto com as Forças coirmãs, com a democracia, os interesses nacionais e a garantia plena das liberdades individuais”, afirmou.
O ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim, lembrou que os 70 anos de história da FAB congregam grande número de realizações, entre elas, a criação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial que contribui para a inovação e o aumento de produtividade da indústria brasileira.
Entre os agraciados com a OMA estavam o Vice-Presidente da República, Michel Temer,  e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.
Depois de enumerar, na Ordem do Dia, as mais recentes conquistas da FAB, como o novo sistema de controle do tráfego aéreo sagitario, o desenvolvimento da aeronave  KC-390 e a aquisição do P-3 AM Orion, o guardião da costa brasileira, o Comandante da Força Aérea, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, incentivou o efetivo da FAB a pensar grande. “Este é o lema que deve nortear nossa Força Aérea em direção aos mais legítimos anseios de uma Nação, alinhada com o ideal de que o desenvolvimento econômico, emoldurado por uma exuberante democracia, não pode prescindir de uma indissociável soberania”, disse o Comandante.
O evento foi finalizado com o desfile da tropa, composto pelos alunos da Academia da Força Aérea (AFA), em continência à presidenta Dilma Roussef.  
Antes da entrega da OMA, Exército e Marinha realizaram uma cerimônia de saudação à Força Aérea Brasileira em homenagem ao dia do aviador no salão nobre da Base Aérea de Brasília.
Fonte: Agencia Força Aérea 
Veja depoimentos dos homenageados.



Veja algumas fotos da cerimônia militar.

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto


foto


foto


foto

foto
foto