sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SEMANA DA ASA - Força Aérea lança filme sobre seus 70 anos de história.

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


                            Fotos:Divulgação/Força Aérea Brasileira

Cerca de 500 pessoas acompanharam a sessão de lançamento, no Teatro da POUPEX, em Brasília (DF), do média metragem “Na Velocidade da História”, que retrata os 70 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). O filme, produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), destacou momentos marcantes da Aeronáutica e do Brasil em imagens, entrevistas e noticiários de época.
O resgate histórico começa pela criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, e segue pelas décadas seguintes lembrando momentos que marcaram cada uma delas. “Foi uma visita de todos nós a uma história linda de uma instituição em permanente avanço”, afirma o roteirista do filme, Tenente Luiz Cláudio Ferreira.
Ele lembra que alguns períodos da história da FAB são pessoalmente mais marcantes, como a atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial. O Tenente Luiz Cláudio, que esteve presente em missões humanitárias da FAB no Brasil e no exterior, também destaca as ações solidárias dos anos 2000. “É uma outra guerra, uma guerra do presente que nós nos emocionamos trabalhando”.
“Estar em um projeto como esse é diferente devido à marca de tempo: 70 anos carregam um mundo de realizações”, afirma o locutor de “Na Velocidade da História”, Tenente Antônio Gomes Pereira Guerra Filho. Segundo ele, ver sua voz imortalizada no filme tem significado especial pelo fato de ter passado 60 anos nos quadros da Força Aérea. "É uma honra muito grande, não sou um dos pioneiros, mas ingressei nove anos após o Ministério da Aeronáutica ser fundado”, lembra.
Salgado Filho - O Herói Esquecido
No evento, também foi lançado o documentário “Salgado Filho - O Herói Esquecido”, do diretor Ricky Ferreira, que relembra a trajetória do primeiro Ministro da Aeronáutica. Na ocasião foram homenageados o diretor do filme, a assistente de direção e neta de Salgado Filho, Maria Beatriz Guimarães Salgado, e a nora do primeiro Ministro da FAB, Maria Luiza Guimarães Salgado.
O documentário, da Parangolé Produções, tem 70 minutos de duração e foi concebido em um período de três anos. Ricky Ferreira, que é casado com a neta de Salgado Filho, lembra que a ideia do filme surgiu através do contato com a Maria Luiza, nora do ex-ministro, que por mais de 20 anos pesquisou sua vida. “Ele foi um homem extraordinário e a frente de seu tempo”, lembra o diretor, ressaltando que a obra será exibida em festivais de cinema, universidades e escolas.
No lançamento dos filmes também estavam presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e Oficiais Generais da FAB. O Brigadeiro Saito lembrou que Salgado Filho teve atuação decisiva para que a Força Aérea se consolidasse. “A Aeronáutica do Brasil e o próprio Brasil devem muito a ele”, garante o Comandante da FAB.
Fonte: CECOMSAER