sexta-feira, 6 de abril de 2012

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA ) tem novo Diretor-Geral

Renan Contrera
renancontrera@hotmail.com


Fotos: Luiz Eduardo Perez/ DECEA 
O Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes assumiu nesta quinta-feira, 05/04, no Rio de Janeiro, a direção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Ele recebeu o cargo do Tenente-Brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso durante cerimônia militar presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, realizada no pátio do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito saudou o novo comandante e ressaltou os grandes eventos internacionais que contarão com os serviços do DECEA, como a Rio + 20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo.
No discurso de despedida,  o Tenente-Brigadeiro do Ar Ramon destacou que,  nos cinco anos em que ficou à frente do DECEA, o máximo foi feito.  “Essa é uma missão que foi cumprida”, declarou. "O DECEA deixou de ser expectador para se tornar um ator relevante no âmbito regional e mundial, no que se refere ao controle do espaço aéreo, passando a ser chamado constantemente para expressar seu modelo de trabalho e seu conceito operacional. Isso foi alcançado por meio do labor incansável de inúmeros militares e civis, oficiais e graduados que se desdobram para apresentar um trabalho de alto nível. É um orgulho para a Organização saber que dispõe de pessoal de alta qualidade e enorme capacidade”, destacou.
Quanto à continuidade das atividades, o Brigadeiro Ramon ressaltou que ainda há muito o que ser feito. “Esse é o caminho a ser trilhado por todos os integrantes dessa brilhante organização, que neste momento está trocando a Direção, mas não está mudando o caminho”.


O evento contou com as presenças do Ministro da Defesa, Celso Amorim; do Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bitencourt de Oliveira; do ex-Ministro de Estado da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos de Nardi; do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; além da presença dos Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares.
Biografia - O Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes é natural do Rio de Janeiro, ingressou na Força Aérea em 1º de março de 1967 e foi promovido ao atual posto em 31 de julho de 2009.Possui mais de 4.800 horas de voo, sendo mais de 1.500 horas dedicadas à Aviação de Caça, tendo voado 11 tipos diferentes de aeronaves. Possui 28 condecorações nacionais e uma estrangeira. Anteriormente, ocupava o cargo de Chefe de  Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa.




Fonte: DECEA